Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Palmas viabiliza participação de professores e lideranças indígenas no III Encontro Cultural Guarani

Pesquisa e extensão

Encontro ocorreu em Jacundá- PA
por Eliane Vieira publicado: 04/07/2019 16h37 última modificação: 04/07/2019 16h54
Exibir carrossel de imagens Evento ocorreu em Jacundá, Pará

Evento ocorreu em Jacundá, Pará

O Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins, viabilizou a participação de professores e lideranças Guarani, da Terra Indígena Xambioá (TO), no III Encontro Cultural da Escola Guarani Karai Guasu, realizado nos dias 21 e 22 de junho na Aldeia Nova Jacundá, em Jacundá – PA.

A participação, por meio de visita técnica, foi realizada no âmbito do projeto de pesquisa sobre os Guarani promovido pelo professor da unidade, Wildes Andrade. O trabalho tem como foco os Guarani no norte do país (na Terra Indígena TI Xambioá no Tocantins e na TI Nova Jacundá no Pará). O encontro das gerações busca fortalecer a revitalização cultural Guarani no norte do Brasil, em especial, colaborando na articulação etnopolítica entre Mbya, que vivem no Tocantins com a mesma etnia e família extensa que passaram a residir em Jacundá, no Pará.

Como apoio à causa e ao projeto de pesquisa, o Campus Palmas disponibilizou um micro-ônibus para o transporte de 20 lideranças e professores da etnia Guarani Mbya residentes na TI Xambioá - TO para participar do encontro. “É um importante movimento em torno de dar visibilidade à presença Guarani no norte do Brasil, uma vez que sempre foram vinculados ao sul do subcontinente americano. Na antropologia, não há estudos sobre essa conexão/troca Guarani no norte. Além do mais, o encontro proporcionado pelo campus Palmas IFTO entre parentes Guarani que não se viam há vários anos permitiu um evento intercultural, relembrar história, falar a língua, compartilhar desafios e conquistas.”, destacou o professor Wildes Andrade.