Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Palmas recebe palestra sobre os objetivos da Agenda 2030

Notícias

Campus Palmas recebe palestra sobre os objetivos da Agenda 2030

Desenvolvimento sustentável

Energias Sustentáveis em discussão
publicado: 30/10/2019 14h57 última modificação: 04/11/2019 16h02

No último 22 de outubro, o Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), recebeu palestra com o objetivo disseminar a Agenda 2030. O programa contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados pelos 139 Estados – membros da Organizações das Nações Unidas – ONU, em reunião realizada em setembro de 2015.

A Agenda 2030 e os ODS determinam uma nova fase para o desenvolvimento dos países, buscando integrar todos os componentes do desenvolvimento sustentável, estimular e apoiar ações em áreas de importância crucial para a humanidade, como: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias, e, por fim, engajar os países na construção de um futuro almejado por todos.

O evento foi organizado pelo professor do Campus Palmas, Rodrigo Antônio Magalhães Teixeira, e contou com as mestrandas da UFT: Welma Ferreira de Melo e Ivone Fonseca de Lima Neta. A atividade é resultado da disciplina de Seminários II, do Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins – UFT, que tem como etapa o projeto de extensão a ser realizado pelos estudantes durante a disciplina.

Durante o evento foi apresentado o trabalho interdisciplinar referente aos programas de energia sustentável implementado pelo município de Palmas, que está relacionado diretamente com o objetivo 7 da Agenda 2030, que diz respeito à “Energia Limpa”. A programação contou com palestra proferida pelas mestrandas da UFT referente a Agenda 2030 e posteriormente outra realizada pelos técnicos da Prefeitura Municipal responsáveis pelo Programa de Energias Sustentáveis desenvolvido no município de Palmas.

(Atualizada com correções em 04/11/2019)