Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Palmas fecha cooperação com prefeitura para desenvolver técnicas de compostagem

Notícias

Campus Palmas fecha cooperação com prefeitura para desenvolver técnicas de compostagem

Recursos Naturais

Cooperação na capital
por Eliane Vieira publicado: 20/11/2018 11h10 última modificação: 20/11/2018 11h13

A Coordenação de Recursos Naturais do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), recebeu neste mês de novembro, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Palmas, para discutir uma proposta de cooperação técnica voltada à compostagem de matéria biodegradável. 

O encontro contou com a presença de técnicos da Prefeitura, servidores do IFTO e estudantes. A proposta é que com a cooperação sejam desenvolvidas técnicas para diminuição os resíduos gerados nas podas das árvores e lixo descartados pela população. A compostagem pode ser realizada em resíduos que tenham facilidade para decomposição, sem riscos para saúde.

De acordo com a SEDER, atualmente em Palmas gera-se em torno de 40.000 kg de matéria biodegradável, sendo este número resultado somente de folhas e galhadas. “O intuito é gerar novos produtos orgânicos de adubação”, frisa o coordenador de área de Recursos Naturais, professor José Eustáquio Canguçu, que enfatiza a importância da estrutura e as ferramentas que o Campus Palmas possui para o desenvolvimento do projeto e a dedicação e empenho dos alunos para concretização das atividades.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas, Roberto Sahium também ressaltou a importância da parceria, reconhecendo a capacidade técnica dos profissionais do IFTO.  O projeto será  coordenado por professores e técnicos da SEDER e desenvolvido em conjunto com os alunos dos cursos Tecnico em Agronegócio e Tecnólogo em Agronegócio, na área de pesquisa do IFTO.

(Com informações da Coordenação de Recursos Naturais)