Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Palmas do IFTO lidera ranking do Enem 2018 entre escolas públicas do TO

Notícias

Campus Palmas do IFTO lidera ranking do Enem 2018 entre escolas públicas do TO

Ensino de qualidade

Unidade aparece em 1º no ranking da Folha de S. Paulo
por Eliane Vieira publicado: 19/06/2019 16h32 última modificação: 19/06/2019 18h34

Os estudantes do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), alcançaram a maior média nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2018, entre as escolas públicas do estado.

A informação é da Folha de S. Paulo, que tabulou os dados brutos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), do Ministério da Educação. Segundo a Folha a análise, que pode ser conferida pelo linkinclui somente candidatos que não zeraram nenhuma das provas objetivas e a redação. A média da escola só foi calculada se pelo menos metade dos concluintes tiverem participado do Enem, respeitada a participação mínima de 10 estudantes. A tabulação da Folha de S.Paulo resultou em uma lista de 11.212 escolas. Desse total, 51% são privadas e o restante são públicas. 

Conforme o ranking, o Campus Palmas do IFTO está em primeiro lugar no Enem entre as escolas públicas do Tocantins. O Campus Palmas é seguido por outros quatro campi do IFTO, sendo o Campus Araguaína em 2º lugar; o Campus Gurupi em 3º lugar, o Campus Paraíso do Tocantins em 4º lugar e o Campus Colinas do Tocantins em 5º lugar. No geral, entre escolas públicas e privadas, o Campus Palmas está em 13º lugar no Tocantins, considerando as provas objetivas. 

Para o diretor de Ensino do Campus Palmas, professor Silas José de Lima, o resultado ratifica a qualidade do ensino que é ofertado pela unidade. "Estar em primeiro lugar na classificação entre as públicas do estado é importante, pois demonstra a qualidade do ensino que o Campus Palmas oferece. Contudo, mais do que isto, este resultado atesta principalmente que nossos estudantes, em sua maioria de famílias humildes, têm garantido aqui o seu direito à educação pública de excelência, uma educação que transforma vidas. Isto porque o Enem é usado nos processos seletivos de todas universidades públicas do país e também para a disposição de bolsas do Programa Universidade para Todos - Prouni. Assim, para os concluintes do 3º ano do Ensino Médio, este bom resultado no Enem, é a garantia de cursar uma faculdade", enfatiza o diretor.

Já o diretor-geral da unidade, professor Wendell Eduardo Moura Costa, destaca que a colocação é resultado do trabalho que tem sido realizado. "É resultado de um trabalho árduo que tem sido realizado por todos os nossos servidores. Também é resultado da dedicação e comprometimento dos nossos estudantes, que veem na educação uma nova oportunidade para suas vidas. De nossa parte, o Campus Palmas ratifica seu compromisso em oferecer sempre uma educação pública de qualidade para nossos estudantes, para que resultados assim continuem sendo comemorados por todos nós". 

Campus Palmas

Campus Palmas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins atende atualmente a mais de 4.000 estudantes. A unidade é referência em ensino de qualidade na capital do Tocantins e região e ocupa uma área de 128.508,38m². Oferta cursos nos níveis de pós-graduação Stricto e Lato Sensu, graduação em bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, técnicos nas modalidades subsequente, integrado ao ensino médio e EaD, e Proeja. Além disso, também oferta cursos de formação inicial e continuada, voltados à capacitação rápida da comunidade para o mundo do trabalho. Campus Palmas desenvolve ainda diversas atividades de extensão e pesquisa, que contribuem para o desenvolvimento da sociedade em geral.