Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Palmas disponibiliza diversos auxílios para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica

Notícias

Campus Palmas disponibiliza diversos auxílios para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica

Programa de Assistência Estudantil

Inscrições abertas
por Eliane Vieira publicado: 28/01/2019 09h55 última modificação: 27/02/2019 17h40

Estão abertas por meio do Edital nº 3/2019 as inscrições da seleção de candidatos às vagas do Programa de Assistência Estudantil do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

A seleção se dará em duas etapas, sendo a primeira para os estudantes que estão regularmente matriculados, cursando o segundo semestre de 2018, que foram selecionados e CONTEMPLADOS por meio do Edital 09/2018, incluindo os que ficaram no cadastro de RESERVA. A segunda etapa destina-se aos estudantes não selecionados no Edital 09/2018 e aos ingressantes em 2019/1.

Para inscrição na primeira etapa, o formulário de inscrição pode ser retirado na Sala de Reunião 2 (Bloco 2) ou pela página do Campus Palmas até o próximo dia 29 de janeiro, terça-feira. A entrega do formulário deve ser realizada até o dia 30 de janeiro na Sala de reunião 2 (Bloco 2).

As inscrições da segunda etapa será de 25 de fevereiro a 7 de março de 2019. A inscrição será online, no endereço: hps://goo.gl/forms/erdB2DZ8G3OQdhx13. O candidato deverá anexar toda a documentação exigida no item 12 do edital. O formulário de inscrição e demais documentos deverão ser entregues no Protocolo do Campus Palmas.

Conforme o edital, para concorrer ao Programa de Assistência Estudantil 2019/1 o candidato deverá estar regularmente matriculado no IFTO Campus Palmas, frequente às aulas, estar cursando no mínimo três disciplinas e possuir renda familiar per capita, prioritariamente, de até 1,5 salário-mínimo vigente. O edital destaca ainda que após a inscrição o candidato poderá passar por entrevista social e/ou visita domiciliar.

Assistência Estudantil

Por meio do Programa de Assistência Estudantil o Campus Palmas oferece aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica os seguintes auxílios:

1) Auxílio-alimentação para até 500 estudantes (uma refeição diária);

2) Perfil 1 para até 370 estudantes (transporte urbano, aquisição de materiais escolares e/ou materiais para atividades esportivas);

3) Perfil 2 para até 200 estudantes (creche, moradia e transporte intermunicipal ou rural).

Há ainda disponível o Auxílio Emergencial, que consiste na concessão de recurso financeiro aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que passam por situações emergenciais que se relacionam ao desempenho acadêmico, a exemplo de desemprego, problemas de saúde, violência doméstica, entre outros. O beneficio poderá ser solicitado a qualquer momento durante o ano letivo de 2019, de acordo com a necessidade imediata do estudante. Este benefício poderá ser solicitado até três vezes no ano pelo mesmo estudante, se comprovada extrema necessidade.

Mais informações podem ser conferidas no edital ou obtidas junto à Coordenação de Assistência ao Educando e Servidor (CAES) do Campus Palmas ou pelos telefones 3236-4043 (CAES); 3236-4019 (GEAE); 3236-4045 (Serviço social).