Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Gurupi promove "Arte & Manha: integrando as linguagens"

Notícias

Campus Gurupi promove "Arte & Manha: integrando as linguagens"

Palestras, oficinas, rodas de conversas e apresentações junto à comunidade
por Mayana Matos publicado: 23/11/2018 14h00 última modificação: 23/11/2018 15h01

Campus Gurupi, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), promoveu no último dia 20, diversas atividades reflexivas em alusão ao Dia da Consciência Negra. A programação fez parte do evento "Arte & Manha: integrando as linguagens", coordenado pelas professoras Márcia Moreira e Solange Cavalcante.

Na ocasião, foram trabalhadas questões temáticas envolvendo estudantes, servidores e comunidade. A programação contou com apresentações de dança, poesias e peças teatrais, bem como foram ministradas oficinas e rodas de conversa. Temas sobre a inserção do homem e da mulher negra nas múltiplas esferas da sociedade foram abordados. As apresentações e exposições problematizaram as representações do corpo negro dentro da sociedade; mapa de feminicídio; lutas feministas negras; inserção do negro no mercado de trabalho; entre outras abordagens. 

Segundo as coordenadoras, a oficina de turbantes possibilitou um trabalho de fortalecimento da identidade negra, especialmente para a valorização do cabelo afro. O evento contou ainda com a exposição de fotos de estudantes e servidores negros da unidade. Dentro da programação foram aplicadas ainda cinco oficinas: jogo de RPG (literatura medieval);  de teatro esporte; fanzines; artesanato hippie e customização de roupas. 

A comunidade também participou de duas rodas de conversa: pela manhã, com o psicólogo Vilker Nascimento e a pedagoga Edneia Barros, que trataram sobre “Depressão e suicídio na adolescência”; e no período vespertino, a professora Alana Linhares, do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho (CEM Arizinho), conversou sobre o tema “História da autoria feminina no Brasil”.