Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Gurupi desenvolve projeto de ensino que promove a inclusão no ambiente escolar

O “IF Acessível” utiliza propostas pedagógicas para inclusão escolar e social dos estudantes
por publicado: 17/01/2023 12h00 última modificação: 18/01/2023 13h56

Estudantes e servidores da unidade de Gurupi, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), desenvolveram o projeto de ensino “IF Acessível”, que tem o intuito de promover a inclusão no ambiente escolar. O objetivo geral do projeto foi promover a inclusão escolar e social dos estudantes com necessidades específicas atendidos pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Gurupi por meio da proposta pedagógica de tutoria de pares (Peer Tutoring). Além disso, a equipe responsável pelo projeto também produziu materiais didáticos acessíveis e tecnologia assistiva de baixo custo utilizando o Espaço Maker da unidade.

A tradutora e intérprete de Libras da unidade e coordenadora do Napne, Suelene Albuquerque, executou o projeto com duas estudantes bolsistas: Amanda Vitória Chavier Tito, do curso técnico em Edificações, e Thatyelle Santos Teixeira, do curso superior em Engenharia Civil. O projeto também contou com o suporte do professor de Física e gerente de Ensino da unidade, Ageu Almeida, e a colaboração externa da técnica especializada em Atendimento Educacional Especializado, Wyara Cabral.

Como resultado, foi possível verificar que a estratégia de 'tutoria de pares' é uma proposta promissora na superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes, além de agregar ao processo de promoção da inclusão social e escolar, considerando suas necessidades específicas. A iniciativa também contribuiu para a produção de materiais didáticos que estão disponíveis na unidade, a fim de tornar o ambiente escolar mais acessível e inclusivo.

(Texto de Nathália Soares, estagiária da unidade, sob supervisão da equipe de jornalismo da Reitoria)