Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Avançado Pedro Afonso realiza a IV Jornada Pedagógica

Notícias

Campus Avançado Pedro Afonso realiza a IV Jornada Pedagógica

IV Jornada Pedagógica

Evento foi uma oportunidade para debater as estratégias pedagógicas para o ano letivo que se inicia
publicado: 02/02/2017 17h00 última modificação: 07/07/2017 17h23
Colaboradores: Guilherme Paganotto

Nos últimos dias 30 e 31, o Campus Avançado Pedro Afonso, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizou a IV Jornada Pedagógica da unidade. O evento teve como objetivo promover capacitação, discussões e trocas de experiências entre os servidores do campus, que sugeriram toda a programação de atividades, como oficinas, palestras, rodas de conversas e práticas pedagógicas.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Augusto César, foi um dos convidados que o campus recebeu. Augusto ministrou uma palestra que abordou temas como carreira docente, progressões, afastamento, além das perspectivas da pesquisa e da inovação para o IFTO em 2017. A diretora de Gestão de Pessoas, Edileuza de França, também participou da jornada, e na oportunidade, esclareceu alguns pontos importantes para os professores, como  o plano de trabalho docente e o registro de ponto eletrônico.

Ainda como parte da programação, foram realizadas oficinas sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ofertada pelo técnico em Tecnologia da Informação Gileade de Jesus, e sobre utilização e implantação da plataforma Moodle, ministrada pelo professor Bruno Ribeiro Machado, que ressaltou a facilidade de trabalho que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) proporciona. “Espera-se que, com a adoção de um AVA, possibilite tanto a alunos quanto a professores expandirem além das formas tradicionais de ensino", comentou.

Bruno ainda relatou a expansão da aprendizagem oferecida pelo sistema aos estudantes. "Através dessa tecnologia, já adotada em diversas instituições de ensino no Brasil, inclusive no próprio âmbito do Instituto Federal, abre-se uma porta para que os alunos realizem seus estudos através de uma série de recursos, como fóruns, diários, chats, lições, questionários, textos, wiki, tarefas, glossários, vídeos, etc”, concluiu.

A gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão Kely Rejane Carvallho, comentou sobre a realização do evento, destacando a ótima oportunidade que foi debater a qualidade do ensino. “Esse é um momento muito importante para o corpo docente, pois, além das capacitações, também aconteceram discussões sobre as práticas vivenciadas no dia a dia, trocas de experiências e construção de documentos pedagógicos. Sendo que também usamos esse espaço para a preparação de estratégias que viabilizem a melhor forma de receber nossos alunos neste novo semestre que se inicia”, disse.