Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Avançado Pedro Afonso celebra o Dia do Índio

Notícias

Campus Avançado Pedro Afonso celebra o Dia do Índio

Xerentes e Krahôs

Comunidade troca conhecimentos e experiências
por Mayana Matos publicado: 25/04/2017 10h50 última modificação: 25/04/2017 10h52

O Campus Avançado Pedro Afonso, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), promoveu no último dia 19, atividades em alusão ao Dia do Índio. Indígenas das tribos Xerente e Krahô participaram de momentos de integração junto à comunidade interna com trocas de informações e experiências sobre a cultura, a dança e jogos tradicionais dos povos indígenas.

O indígena João Lopes “Weku”, da Aldeia Pedra Branca, etnia Krahô, falou sobre jogos indígenas, brincadeiras, sobre a vida e os costumes na aldeia, além de cantos tradicionais, pinturas, artesanatos. Já Shirlene Sikwatkadi, da Aldeia Kâkaka, etnia Xerente, destacou a iniciativa do campus. “Eu gostei muito de participar, mostrei um pouco da nossa cultura, pintura e artesanato que eu faço. Também achei o evento importante que comemorou o Dia do Índio e pretendo voltar mais vezes para contribuir”, disse. A aluna Ana Rafaela Cavalcante, que participou do evento, comentou sobre a troca de experiência. “Comemorar o Dia do Índio é uma forma de respeito àqueles que sempre viveram aqui no nosso país, antes mesmo da colonização", afirmou.

Com a ação, o campus objetivou proporcionar conhecer e valorizar os hábitos e costumes indígenas, bem como desenvolver a consciência crítica e reflexiva entre a comunidade sobre os povos indígenas e sua atual situação no Brasil.