Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Avançado Formoso do Araguaia recebe intérprete e tradutora de Libras

Campus Avançado Formoso do Araguaia recebe intérprete e tradutora de Libras

Inclusão

Profissional atende a uma demanda urgente da unidade
por publicado: 10/05/2018 09h13 última modificação: 18/09/2019 13h38
Exibir carrossel de imagens Intérprete e tradutora em Libras no Campus Avançado Formoso do Araguaia

Intérprete e tradutora em Libras no Campus Avançado Formoso do Araguaia

Campus Avançado Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), recebeu mais um profissional em seu quadro de servidores. Trata-se da contratação da intérprete e tradutora de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Francisca Edivânia Dias, vinda de Itumbiara (GO).

Segundo o gerente de ensino da unidade, Francisco Welton Rios, a servidora atuará no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus, com ações que envolvem a educação especial, respeitando as diferenças individuais dos educandos.

"Nossa preocupação é seguir a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, que prevê a educação especial, como modalidade de educação escolar, e que deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades especiais”, cita o gerente.

Entre as atribuições da profissional estão: traduzir e interpretar a Libras, em sua modalidade sinalizada, para a Língua Portuguesa, em atividades de ensino, pesquisa e extensão, na modalidade oral e escrita, e vice-versa, em sala de aula ou em outras atividades escolares/acadêmicas.

"Estou aqui para intermediar a comunicação entre os estudantes surdos e ouvintes, incluindo professores, estudantes, técnicos administrativos, funcionários terceirizados e o público externo em geral, o que faço com satisfação", comenta a intérprete e tradutora.