Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Araguatins do IFTO completa 30 anos

Notícias

Campus Araguatins do IFTO completa 30 anos

Aniversário

Unidade se consolidou como uma referência na oferta de cursos de nível médio integrado, superiores e de inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão
por Kelinne Guimarães publicado: 25/03/2018 21h47 última modificação: 25/03/2018 22h20


No dia 25 de março de 1988 a cidade de Araguatins recebia a inauguração da Escola Agrotécnica Federal de Araguatins (EAFA), com uma turma inicia de apenas 55 alunos em seu curso técnico. O início de suas atividades contou pioneiros , que tiveram a coragem de desbravar o interior do Tocantins com o compromisso não somente de formar profissionais, mas transformar vidas de várias gerações

A EAFA, hoje Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), completou 30 anos e ao longo dessas três décadas, se consolidou como uma referência na oferta de cursos de nível médio integrado, superiores e de inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão focadas na troca de saberes entre estudantes e comunidade e no desenvolvimento científico.

O Campus Araguatins atende a aproximadamente 1200 alunos, contando com 206 servidores e 65 terceirizados. O campus oferece os cursos superiores em Agronomia, Ciências Biológicas e Computação, os técnicos integrados ao Ensino Médio em Agropecuária e Rede de Computadores e o técnico em Agropecuária subsequente.

Para o servidor Francisco de Assis Feitoza, lotado na EAFA/ que está na unidade desde sua inauguração, é uma felicidade fazer parte da instituição, pois a ama e sempre trabalhou para o seu crescimento.

O diretor-geral do Campus Araguatins, Décio Dias dos Reis, explica que inúmeros fatores contribuíram para a consolidação do campus, entre eles o empenho dos seus servidores,terceirizados e alunos e a confiança da comunidade externa.

História
O Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins, antiga Escola Agrotécnica Federal de Araguatins, foi criado pelo Decreto nº. 91.673 em 20 de setembro de 1985, tendo sido inaugurada em 25 de março de 1988. Em 29 de dezembro de 2008 com a sanção da Lei n° 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a EAFA passou a integrar o Instituto Federal do Tocantins.

Comemoração

A programação alusiva aos 30 anos terá início no mês de abril, após o recesso escolar. Reunindo atividades esportivas e culturais. 

Infraestrutura

Com área de 561,8 hectares, o Campus Araguatins possui 84 salas, diversos laboratórios, biblioteca, refeitório (onde são servidas cerca de 950 refeições diariamente), bosque, cantina, espaço de vivência, dois prédios administrativos, centro cultural, centro de treinamento, alojamento masculino e feminino, campo de futebol society, Piscina semiolímpica, ginásio poliesportivo e dois auditórios . Destacam-se ainda os setores de irrigação, desenho técnico e topografia do campus. Além das salas de aulas, o campus conta com setores onde funcionam as chamadas vitrines tecnológicas, ou seja, salas de aulas práticas. Esses setores são denominados de UEP’s (Unidade Escolar de Produção).