Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Araguaína realiza Trote Solidário 2017/2

Campus Araguaína realiza Trote Solidário 2017/2

publicado: 25/09/2017 11h00 última modificação: 28/09/2017 18h17

Como já é tradição, a cada início de semestre o Campus Araguaína, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), promove o evento “Trote Solidário”, em que os alunos calouros são instigados a arrecadar donativos e participam de uma competição entre turmas. E nesse início de semestre não foi diferente.

O Trote Solidário é dividido em duas etapas: arrecadação de donativos e competição de brincadeiras – o trote propriamente dito. Todo o trote tem como objetivo recepcionar os novos alunos na instituição, além de promover a solidariedade com o próximo.

As brincadeiras foram realizadas na manhã do último sábado, dia 23. Os estudantes calouros dos cursos técnicos subsequentes de análises clínicas e enfermagem se dividiram conforme seu curso e participaram de uma acirrada e divertida competição. Entre as provas estavam jogo de queimada, corrida do saco, cabo de guerra, corrida com o ovo na colher, competição de dança e o tradicional jogo de perguntas e respostas com torta na cara.

Em apoio aos alunos, alguns professores e os coordenadores dos cursos também entraram na brincadeira, e participaram das provas: jogo de queimada e jogo de perguntas e respostas com torta na cara, que rendeu muitas gargalhadas dos estudantes.

A coordenadora do curso técnico subsequente de análises clínicas, professora Rosa Maria Machado de Sena, destaca que o “principal objetivo do evento é despertar a consciência social, a solidariedade e o respeito entre os nossos estudantes”.

Já a coordenadora do curso técnico subsequente de enfermagem, professora Suzanne Mychelly Rosa Silva Magalhães, enfatiza que “já não se faz mais trote como antigamente. O lema é pôr criatividade, senso crítico e solidariedade onde antes havia violência gratuita e brincadeira de mau gosto. Os veteranos já deixaram de lado a tradição de constranger e embaraçar os calouros - ou "bixos" - estão descobrindo o prazer de abraçar uma causa social”,destaca.

Arrecadação

Além de proporcionar diversão e acolhimento aos novos estudantes, o trote tem também cunho solidário. Nesta edição a proposta da organização do evento era arrecadar itens de higiene pessoal, limpeza e fraldas para adultos, além da captação de doação de sangue.

No total foram arrecadadas 29 bolsas de sangue, 74 pacotes de fraldas descartáveis para adultos, 8 lençóis de cama, 16 toalhas de banho, 8 vidros de shampoo para cabelo, 8 vidros de condicionadores para cabelo, 161 sabonetes em barra, 6 vidros de sabonete líquido, 10 hidratantes para o corpo, 57 frascos de creme dental, 4 vidros de enxaguante bucal, 5 frascos de fios dentais, 11 talcos, 1 pacote de lenços umedecidos, 8 pacotes de papel higiênico, 1 desinfetante, 4 pomadas para assadura e 4 óleos para prevenção de feridas.

Os itens de higiene pessoal, limpeza e fraldas para adultos arrecadados serão divididos e doados a dois abrigos de idosos da cidade em data ainda a definir.

Acesse a Fan Page do Campus Araguaína/IFTO no Facebook e confira as fotos do evento.