Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CAE organiza campanha de prevenção ao suicídio

Notícias

CAE organiza campanha de prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo

A atividade no campus é incentivada pela Diretoria de Assuntos Estudantis do IFTO.
por Luciana Santal publicado: 20/09/2017 09h43 última modificação: 20/09/2017 09h55

Entre os dias 19 e 22 de setembro, a Coordenação de Assistência ao Estudante (CAE) realiza uma campanha sobre o Setembro Amarelo no Campus Porto Nacional, conscientizando a comunidade acadêmica sobre a atenção aos sinais que podem levar uma pessoa ao suicídio.

No corredor central da instituição, foram afixados balões amarelos e mensagens reflexivas sobre suicídio e depressão. Também está programada a realização de uma palestra sobre o tema com as turmas. Os servidores foram convidados a se vestirem com a cor amarela como sinal de reconhecimento e disponibilidade para escuta dos estudantes. Também foram distribuídos lacinhos amarelos para serem usados como broches.

Institucional - O mês de setembro ganha uma nova cor e se transforma no Setembro Amarelo em alusão às ações de conscientização sobre prevenção ao suicídio e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) está engajado nessa sensibilização em valorização da vida.

Por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), a instituição vem promovendo ações de prevenção ao suicídio, exemplo disso foi o "Projeto: Intervenção pela vida", realizado no mês de agosto durante o VII Seminário de Assistência ao Estudante.

Nesse momento, foram capacitados servidores de todas as unidades do IFTO, que serão multiplicadores do projeto, tendo em vista que o trabalho de prevenção ao suicídio é interdisciplinar. O curso foi gravado e está disponível no Canal Oficial do IFTO.

Entre as ações que serão desenvolvidas em setembro está a alteração das cores da interface do portal do IFTO, que ficará amarela durante todo esse mês em alusão ao Setembro Amarelo. Ainda nesse sentido, a DAE solicitou aos campi que utilizem luzes amarelas em locais de grande circulação e a exposição de faixas sobre o tema.

Aquele estudante que está passando por uma situação problema ou uma situação de sofrimento, pode procurar o setor de assistência estudantil do seu campus ou a Unidade Básica de Saúde do seu município e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). 

Confira a lista dos CAPS que existem no Tocantins. E a lista dos psicólogos que atuam no âmbito do IFTO.

Com informações da Coordenação de Comunicação e Eventos.