Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cadastro de projeto de pesquisa é requisito para participação de programas de pesquisa

Notícias

Cadastro de projeto de pesquisa é requisito para participação de programas de pesquisa

Pesquisadores

Pesquisadores devem realizar processo de institucionalização com antecedência para concorrer a editais
por Thâmara Filgueiras publicado: 07/02/2017 17h49 última modificação: 28/03/2017 15h24

A equipe da Diretoria de Pesquisa, ligada à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do IFTO, trabalha na elaboração dos editais dos Programas de Apoio à Pesquisa (PAP) e Iniciação Científica (PIC), que devem ser lançados até abril. Os programas são destinados ao fortalecimento da pesquisa e da inovação no âmbito da instituição, por meio da concessão de bolsas e verbas para o desenvolvimento de pesquisas. A participação se dá por meio da submissão de um projeto de pesquisa, que deve estar em nome do servidor.

A diretora de Pesquisa, Mariana Lima, orienta que para participar dos editais é necessário realizar o cadastro de projetos de pesquisa, procedimento necessário para a institucionalização de pesquisa e inovação de servidores do IFTO. O procedimento de cadastro segue o trâmite já definido pelo setor de pesquisa de cada unidade, e o servidor interessado em institucionalizar um projeto de pesquisa deve entrar em contato com o responsável pela pesquisa e inovação no campus de lotação para mais informações de como proceder.

De acordo com Mariana, a equipe da Propi estuda uma forma de automatizar o procedimento para cadastro de pesquisa. "Nós estamos testando um módulo do Suap (Sistema Unificado de Administração Pública) para gerenciamento de projetos de pesquisa, e também estudando o funcionamento do SEI (Sistema Eletrônico de Informação) para este fim", afirmou, e acrescentou que até o final deste semestre, o procedimento de cadastro será feito por meio do sistema que for mais adequado.

O cadastro pode ser feito em fluxo contínuo, no entanto, Mariana destacou que para participar dos editais do PAP e do PIC, é necessário que o projeto de pesquisa tenha sido cadastrado com antecedência, pois o processo só é concluído com o parecer do Comitê Científico, que, de acordo com o Regulamento, leva cerca de 30 dias para ser emitido.

Consulte o Regulamento para Cadastro de Projetos de Pesquisa

PAP e PIC

Mariana Lima informou que, neste ano, o cronograma de execução das bolsas do PAP e do PIC serão uniformizados. Com isso, as atividades dos editais lançados por meio destes programas iniciarão em agosto. "A equipe da Diretoria de Pesquisa está trabalhando nos trâmites processuais para que os editais sejam lançados em abril", concluiu.

Grupos de Pesquisa

Outra exigência para participar dos programas de pesquisa do IFTO é a participação em um Grupo de Pesquisa. A diretora de Pesquisa explicou que a criação de Grupo de Pesquisa (GP) também ocorre em fluxo contínuo, a exemplo do cadastro de projetos de pesquisa. A documentação necessária para formalizar a criação de um GP está disponível no site da Propi. Para criar um Grupo de Pesquisa é necessário que este tenha, no mínimo, uma linha de pesquisa e, no máximo, 10.


Mais informações estão disponíveis na página da Propi.