Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bolsistas do Pibid desenvolvem atividades socioambientais com alunos da rede pública de Araguatins

Notícias

Bolsistas do Pibid desenvolvem atividades socioambientais com alunos da rede pública de Araguatins

Campus Araguatins

Das 200 mudas disponibilizadas, 50 foram plantadas na cidade de Araguatins e 150 distribuídas à população
por publicado: 27/09/2017 09h08 última modificação: 27/09/2017 09h13

Nos dias 19 e 20 de setembro, os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) promoveram atividades sustentáveis na cidade de Araguatins. O trabalho realizado pelos alunos foi orientado pela coordenada do curso de Ciências Biológicas do Campus Araguatins, Janaína Costa, e contou com a parceria das escolas Osvaldo Franco e Centro de Ensino Professora Antonina Milhomem (CEMPAM).

No dia 19, os bolsistas foram recepcionados pelas crianças da creche Dona Marina de Miranda. No local, foi realizada uma apresentação teatral e a construção de um pomar. Além disso, foi doado à creche, pelos bolsistas, sabão líquido confeccionado com óleo de cozinha utilizado. Na ocasião, as crianças receberam copos como lembrança da atividade, sendo essa uma forma de evitar o uso de copos descartáveis.

Já no dia 20, inicialmente, as atividades concentraram-se na praça Benjamin Fernandes, onde juntamente aos bolsistas, os alunos da escola Osvaldo Franco sensibilizaram a população no que se refere à preservação das áreas verdes e ao descarte de resíduos, somando a isso, distribuíram mudas de 10 espécies de árvores frutíferas, sabão sólido e líquido, produzido com óleo de cozinha utilizado.

Após concluírem o trabalho na praça, os bolsistas seguiram para avenida Dom Orione, em conjunto com os alunos do CEMPAM para realização do plantio de mudas frutíferas e de plantas ornamentais na avenida, identificando as espécies com seus respectivos nomes científicos e populares. As mudas plantadas por moradores foram identificadas, tornando-os responsáveis pela manutenção do plantio.

Números

Das 200 mudas disponibilizadas aos bolsistas do PIBID, 50 foram plantadas na cidade de Araguatins e 150 foram distribuídas à população. Foram produzidos e distribuídos 40 litros de sabão, sendo que os recipientes nos quais eles foram acomodados, foram elaborados a partir de reciclagem, tirando da natureza materiais potencialmente poluidores.