Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bolsistas do Pibid desenvolvem atividades socioambientais com alunos da rede pública de Araguatins

Campus Araguatins

Das 200 mudas disponibilizadas, 50 foram plantadas na cidade de Araguatins e 150 distribuídas à população
por publicado: 27/09/2017 09h08 última modificação: 27/09/2017 09h13

Nos dias 19 e 20 de setembro, os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) promoveram atividades sustentáveis na cidade de Araguatins. O trabalho realizado pelos alunos foi orientado pela coordenada do curso de Ciências Biológicas do Campus Araguatins, Janaína Costa, e contou com a parceria das escolas Osvaldo Franco e Centro de Ensino Professora Antonina Milhomem (CEMPAM).

No dia 19, os bolsistas foram recepcionados pelas crianças da creche Dona Marina de Miranda. No local, foi realizada uma apresentação teatral e a construção de um pomar. Além disso, foi doado à creche, pelos bolsistas, sabão líquido confeccionado com óleo de cozinha utilizado. Na ocasião, as crianças receberam copos como lembrança da atividade, sendo essa uma forma de evitar o uso de copos descartáveis.

Já no dia 20, inicialmente, as atividades concentraram-se na praça Benjamin Fernandes, onde juntamente aos bolsistas, os alunos da escola Osvaldo Franco sensibilizaram a população no que se refere à preservação das áreas verdes e ao descarte de resíduos, somando a isso, distribuíram mudas de 10 espécies de árvores frutíferas, sabão sólido e líquido, produzido com óleo de cozinha utilizado.

Após concluírem o trabalho na praça, os bolsistas seguiram para avenida Dom Orione, em conjunto com os alunos do CEMPAM para realização do plantio de mudas frutíferas e de plantas ornamentais na avenida, identificando as espécies com seus respectivos nomes científicos e populares. As mudas plantadas por moradores foram identificadas, tornando-os responsáveis pela manutenção do plantio.

Números

Das 200 mudas disponibilizadas aos bolsistas do PIBID, 50 foram plantadas na cidade de Araguatins e 150 foram distribuídas à população. Foram produzidos e distribuídos 40 litros de sabão, sendo que os recipientes nos quais eles foram acomodados, foram elaborados a partir de reciclagem, tirando da natureza materiais potencialmente poluidores.