Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bibliotecas do IFTO terão sistema de gerenciamento informatizado

Notícias

Bibliotecas do IFTO terão sistema de gerenciamento informatizado

Acesso integrado

Migração de dados para o novo software já acontece nos campi do IFTO
por Mayana Matos publicado: 13/02/2017 11h10 última modificação: 08/07/2017 19h11

Um novo sistema de gerenciamento de bibliotecas está em fase de implantação em todas as unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Por meio do software Sophia, serão padronizados os serviços e procedimentos do setor, bem como será possibilitada a integração do acesso ao acervo das bibliotecas de todos os campi.

De acordo com a bibliotecária do Campus Palmas, Rosana Corrêa, o sistema vai disponibilizar serviços via web como consulta, reserva, empréstimos, renovação, notificações, referências bibliográficas, sugestões, enquetes e outras atividades. Entre os objetivos do novo sistema está a gestão informatizada da biblioteca que possibilite o melhor controle e acompanhamento da seleção e aquisição, catalogação, circulação, intercâmbio de dados e atendimento interativo ao usuário.

A bibliotecária explica quais os procedimentos estão sendo adotados nessa fase de implantação nas bibliotecas do IFTO. “Neste momento estamos na etapa de migração e validação de dados e, para isso, é necessário que todas as máquinas das bibliotecas dos campi estejam com o software Sophia instalado. Após a migração dos dados realizada em sua totalidade, em todas as bibliotecas do IFTO, será realizada a capacitação para o uso do sistema. Atualmente nem todas as bibliotecas tiveram seu banco de dados migrado”, disse Rosana Corrêa. O processo até a fase final da implantação inclui, além da instalação do software em todas as máquinas, a migração dos dados, treinamento e capacitação para equipes, e o acompanhamento para o uso do sistema.

Rosana destaca a importância das atividades serem realizadas de forma coordenada e sincronizada para o uso efetivo e eficaz do sistema. Para tanto, é necessário "um esforço conjunto entre as bibliotecas dos campi, o suporte local dos setores de Tecnologia da Informação, suporte administrativo, e a empresa contratada, que precisa avançar nas etapas, tendo em vista a existência de prazos", declarou. A instalação do software está sendo feita por meio do Pregão 07/2017.