Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biblioteca Virtual é implantada no IFTO

Notícias

Biblioteca Virtual é implantada no IFTO

Acessibilidade digital

Iniciativa garante acesso contínuo e de qualidade às mais diversas fontes de pesquisa
por Mayana Matos publicado: 13/08/2021 14h28 última modificação: 13/08/2021 15h59

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizou, no início do segundo semestre deste ano, a integração da Biblioteca Virtual Pearson Education do Brasil com o sistema Sophia, já existente na Instituição, de modo a assegurar a todos os estudantes e servidores do IFTO o acesso contínuo e de qualidade às mais diversas fontes de pesquisa, presentes nos acervos virtuais de aprendizagem, em tempo integral. 

Empenho dos bibliotecários

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) enfatizou que, partindo de uma necessidade e solicitação da comunidade escolar/acadêmica de acesso a uma biblioteca virtual, foram realizadas, pelos bibliotecários de cada unidade do IFTO, análises técnicas de bibliotecas virtuais compatíveis com o sistema Sophia. Como parte integrante dessa análise, foi realizada uma pesquisa contactando outras instituições de ensino que também adotaram a mesma solução para ofertar à comunidade acadêmica esse recurso informacional. 

Neste percurso, após finalizadas as análises técnicas, a Pró-reitoria de Ensino iniciou as tratativas para providências quanto a aquisição da licença de uso da biblioteca digital. A partir de então, foi instituída uma comissão responsável pelos trabalhos de planejamento e contratação de licença de uso de biblioteca digital cujo trabalho finalizou com a assinatura do contrato do IFTO com a empresa Pearson Education do Brasil, "recebendo também todo apoio da Pró-Reitoria de Administração (Proad) no decorrer de todo processo, bem como, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) com a realização da integração da Biblioteca Virtual com o sistema Sophia e elaboração de vídeo tutorial para ajudar os usuários no primeiro acesso", afirmou a assessora técnica da Proen, Raquel Bezerra. 

Os servidores envolvidos explicam que, a aquisição de acervo virtual representa um avanço significativo na melhoria das condições de infraestrutura à disposição de toda a comunidade acadêmica do IFTO. A agregação de várias editoras em uma única plataforma permite que os conteúdos de diversas áreas do conhecimento possam compor uma alternativa viável para disponibilização de recursos eletrônicos de modo a auxiliar os processos de ensino remoto, possibilitando ao discente e servidor ter acesso a um material curricular de qualidade e respeitar essa fase de isolamento social. 

Benefícios para a comunidade 

Com a chegada da Biblioteca Virtual, a comunidade terá acessibilidade digital que compreende a ausência de barreiras na disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de tecnologias assertivas, compreendendo equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação em formatos alternativos.

A comunidade terá acesso integral ao acervo da Biblioteca Virtual com os selos editoriais da Pearson Education: Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley e as Editoras parceiras: Contexto, Ibpex/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, Educs, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPucRs, Brasport, Labrador, Yendis, Blucher, Atheneu, Boitempo, Global, Ícone, Neurus, Del Rey e Processo, podendo ser agregadas outras editoras que a Pearson Education venha firmar parceria. 

Vale ressaltar que, desde o início da pandemia, meados do mês abril de 2020, o IFTO fez parcerias com algumas empresas que disponibilizaram acesso gratuito a todo o acervo, recursos e ferramentas da plataforma, possibilitando à comunidade usufruir dos serviços, bem como durante o processo de contratação da plataforma. 

Como acessá-la? 

O acesso já está disponibilizado para toda comunidade acadêmica do IFTO. O primeiro acesso à plataforma da Biblioteca Virtual da Pearson precisa ser realizado através do sistema Sophia Biblioteca (https://biblioteca.ifto.edu.br/) seguindo as orientações do tutorial elaborado pela DTI, no vídeo disponível no canal oficial do IFTO, no Youtube. Após finalizado o cadastro do primeiro acesso, os estudantes e servidores poderão acessar a Biblioteca Virtual por três maneiras: identificação via usuário e senha diretamente no portal da plataforma contratada ou via sistema de gerenciamento de acervo do Sistema de Bibliotecas (SophiA) ou, ainda, pelo aplicativo da Biblioteca Virtual Pearson.

Os usuários podem consultar os Manuais de uso da Biblioteca Virtual: 

- Manual do Aplicativo

- Manual do Usuário

- Vídeos de Treinamento