Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biblioteca João Paulo II realiza aperfeiçoamento de equipe e diversas ações em 2019

Leitura

219 títulos foram doados
por Eliane Vieira publicado: 25/03/2019 13h21 última modificação: 25/03/2019 13h29

Estamos no mês de março de 2019 e a Biblioteca João Paulo II, do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins, já contabiliza diversas ações neste ano. Além de treinamento para aperfeiçoamento da equipe, a biblioteca realizou doações de livros e marcou presença no II Seminário Universalização das Bibliotecas.

No Seminário, realizado entre os dias 12 e 13 de março, a bibliotecária e coordenadora da Biblioteca João Paulo II, Rosana  Corrêa, apresentou a biblioteca da unidade na mesa redonda: Livro, leitura e bibliotecas escolares no contexto da inclusão. Rosana divulgou as ações realizadas no Campus Palmas e destacou os desafios enfrentados desde implantação da biblioteca.

Na ocasião a coordenadora enfatizou que a biblioteca atende hoje a um público bastante diversificado, abrangendo desde estudantes do ensino médio ao ensino superior, além dos pós-graduandos e da comunidade externa. A coordenadora frisou as perspectivas na ampliação de um atendimento cada vez melhor aos diferentes tipos de usuários, com seus diferentes interesses e necessidades. Para a coordenadora "eventos como esse são relevantes para se debater e refletir sobre a importância das bibliotecas, sobretudo no que se relaciona ao acesso e uso da informação nos dias de hoje".

Treinamento em Serviço

Em fevereiro a Biblioteca João Paulo II realizou nos dias 20, 21 e 22 um treinamento em serviço com o intuito de aperfeiçoar a sua equipe nos serviços prestados aos usuários. O treinamento ocorreu com temas relacionados ao "Terminal Web e gerenciador SophiA", "Inventário do acervo: implantação da ferramenta do SophiA" e a "Oficina: Restauração do acervo" que teve como instrutor o auxiliar de biblioteca, Rodrigo Vilarinho.

Durante o treinamento os servidores tiveram a oportunidade não só de atualizar seus conhecimentos, mas também lançar propostas e sugestões que visem a melhoria e a dinamização do atendimento da biblioteca. De acordo com a coordenadora o objetivo maior desse momento foi a interação e a troca de informações entre os servidores. “Todos puderam colaborar compartilhando o seu conhecimento e as suas experiências em relação às atividades propostas” lembrou ela, que ressaltou ainda que as atividades desenvolvidas durante as oficinas foram bastante produtivas e na medida do possível as melhorias propostas serão implementadas.

Doação de livros

Outra atividade da biblioteca realizada em fevereiro foi a doação de obras literárias para as bibliotecas dos Campi de Colinas e de Porto Nacional do IFTO, totalizando 219 títulos doados. A doação teve o objetivo de contribuir com os projetos voltados à leitura desenvolvidos na biblioteca das unidades. De acordo com a coordenadora “os livros doados foram arrecadados durante o período letivo através do pagamento de multas por atraso na devolução, em que o usuário, tanto estudante quanto servidor, tem a opção de doar à biblioteca uma obra literária de qualquer gênero como romances, contos, autoajuda, entre outros, em bom estado de conservação para a quitação da dívida".

Ao receber as doações, o bibliotecário responsável pela Biblioteca do Campus Porto Nacional, Nazareno Negrão, agradeceu. “Uma doação importantíssima, e que certamente o nosso acervo ganhará muito em qualidade. A doação é predominantemente de livros de literatura. São livros que nossos alunos buscam muito em nossa biblioteca e que dispomos de poucos. Por conta de questões financeiras, já faz algum tempo que não há aquisição de livros literários para o nosso acervo. Diante disso, podemos dizer então, que a doação veio em boa hora”. O coordenador da Biblioteca Maria Madalena do Nascimento, do Campus Colinas, Iomar Lago, também fez questão de registrar seu agradecimento. “Obrigado por essa tão valiosa doação, essa bem feitoria nos ajudará a aprimorar o nosso conhecimento e acervo cultural".