Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biblioteca João Paulo II promove oficinas de restauração e atendimento em Libras

Atualização

Momentos reuniu servidores e participantes externos
por Eliane Vieira publicado: 20/08/2019 17h18 última modificação: 21/08/2019 14h41
Exibir carrossel de imagens Oficina na Biblioteca do Campus Palmas

Oficina na Biblioteca do Campus Palmas

Ligada às novas demandas da comunidade e na necessidade de atualização constante, a Biblioteca João Paulo II, do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), promoveu no mês de agosto oficinas voltadas à conservação e restauração de acervo e ao atendimento em Libras.

A oficina Técnicas de atendimento em Libras foi realizada no último dia 7 e teve o objetivo de capacitar a equipe e melhorar a comunicação e interação do serviço de atendimento da biblioteca e a comunidade surda do IFTO. Participaram servidores, estagiários e terceirizados do setor. A oficina foi ministrada pela Tradutora Interprete de LIBRAS do IFTO, Alini Cardoso de Albuquerque.

Para a assistente administrativo, Raimunda Rocha, que trabalha na biblioteca o momento foi importante e produtivo. “Achei importante essa capacitação, pois é um passo inicial para que nós servidores da biblioteca conheçamos a libras e a apliquemos ao nosso dia a dia no atendimento às pessoas surdas”. Já a tradutora e intérprete de Libras que ministrou o curso lembra que “essa iniciativa da Biblioteca foi um passo muito importante na educação dos surdos do IFTO. Somos referência no Tocantins e proporcionar aos surdos a oportunidade de ir nos nossos espaços e encontrar pessoas capacitadas para atendê-los mostra que estamos bem a frente na inclusão das pessoas com deficiências”

A coordenadora da Biblioteca, Rosana Corrêa, enfatizou que “a oficina foi bastante proveitosa pois irá facilitar a interação, o entendimento e a comunicação entre o atendente da biblioteca, nesse caso todos nós que trabalhamos na biblioteca, e o usuário surdo, seja ele da comunidade interna ou externa. O produto final da oficina será a construção de um painel em Libras do serviço de atendimento na biblioteca”.

Restauração e preservação de acervo

Já a oficina “Restauração e preservação de acervo” ocorreu no dia 16 de agosto e teve o objetivo de compartilhar conhecimentos e oferecer suporte prático e teórico a respeito da conservação e restauração do acervo das bibliotecas, discutindo a importância da preservação como forma de garantir a integridade e o valor do material bibliográfico como fonte de informação.

O instrutor da oficina foi o auxiliar de biblioteca, Rodrigo Vilarinho Jácome. Participaram servidores das bibliotecas do IFTO (Dianópolis, Porto Nacional e Gurupi), Defensoria Pública do Estado, UniCatólica, ITPAC, UFT, Ulbra, Objetivo, Centro Educacional São Francisco de Assis.