Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Batalha Naval Química Adaptada à Libras recebe segundo lugar em evento da UFMA

Batalha Naval Química Adaptada à Libras recebe segundo lugar em evento da UFMA

Inclusão

Projeto é realizado no Campus Gurupi
por Maiara Sobral publicado: 03/01/2019 09h41 última modificação: 18/09/2019 13h57
Colaboradores: Mayana Matos
Exibir carrossel de imagens Batalha Naval Química Adaptada à Libras recebe segundo lugar em evento da UFMA

Batalha Naval Química Adaptada à Libras recebe segundo lugar em evento da UFMA

"Senti-me desafiado e tive uma grande dificuldade de encontrar materiais didáticos direcionado para o atendimento aos surdos em suas especificidades", assim o professor Frankinaldo Lima resume como surgiu o projeto: Batalha Naval Química Adaptada à Libras, desenvolvido no Campus Gurupi do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e segundo lugar no prêmio de melhor prática educativa de inclusão no III Expociências, evento realizado no Campus Grajaú, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no final de 2018.

Com o intuito de ampliar a base sobre Química de um aluno surdo, o professor buscou uma metodologia que fosse voltada à inserção de discentes com a deficiência auditiva e a surdez. De acordo com professor Frankinaldo, além da contribuição ao aluno surdo, o projeto estimula os demais alunos ouvintes a aprenderem Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante as aulas de Química. "O que nós fizemos foi construir um jogo didático com a tabela periódica em Libras para atender à necessidade e passar os conhecimentos de Química para o nosso aluno surdo”, destaca o professor.

Entre as práticas adotadas no projeto está a tabela periódica dos elementos químicos em Realidade Aumentada (RA), que utiliza um software para que esses sejam apresentados numa perspectiva tridimensional, beneficiando os estudantes surdos, ao tornar mais visual, lúdica e dinâmica a aprendizagem dos elementos químicos da tabela periódica. Por meio de oficinas e apresentação de trabalhos, o professor Frankinaldo tem disseminado o projeto em outras instituições de ensino, tais como a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

"Conclui-se, portanto, que a abordagem lúdica e adaptada para Libras como a Batalha Naval Química Adaptada à Libras, em uma disciplina com conceitos abstratos, torna-se um diferencial que desenvolve a criatividade, espírito de cooperação e que amplia o processo de ensino e aprendizagem em diversos espaços educativos, proporcionado a integração e a inclusão de ouvintes e surdos", comemora Frankinaldo.

Menção honrosa UFRJ

O professor também recebeu a premiação de Menção Honrosa em reconhecimento ao mérito do trabalho de prática educativa de inclusão, no evento “XXXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Química (ENEQUI)”, realizado no período de 13 a 19 de janeiro 2019, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto "contou com a colaboração do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do Campus de Gurupi. Dessa forma, todos nós podemos quebrar barreiras e construir um mundo, uma sociedade, uma escola mais acessível e inclusiva! Vamos fazer a mudança acontecer?", disse.