Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aulas dos cursos do Cread iniciam nesta quarta-feira, 21

Notícias

Aulas dos cursos do Cread iniciam nesta quarta-feira, 21

Educação a Distância

4.600 estudantes estão matriculados em diversos municípios tocantinenses
por Mayana Matos publicado: 20/10/2020 15h25 última modificação: 20/10/2020 18h46

Inicia nesta quarta-feira, 21, a aula inaugural dos cursos ofertados pelo Centro de Referência em Educação a Distância (Cread) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Os cursos ofertados são: Técnico em Administração, Técnico em Agronegócio, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Serviços Públicos. 

A aula inaugural será transmitida pelo canal oficial do IFTO no Youtube, às 19h. A aula contará com a participação do reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, da pró-reitora de Ensino (Proen), Nayara Pajeú, do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Wandemberg Venceslau Rosendo, da deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende, do Senador Eduardo Gomes, do presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Soares Mariano, e está prevista a presença do deputado federal Vicente Júnior.

A live contará com a presença dos coordenadores dos cursos técnicos: Francirley Resendes Borges Costa, Giulliano Guimaraes Silva, Leandro Maluf; Luiz Norberto Lacerda Magalhães Filho e Núbia Adriane da Silva. O encontro será mediado pela diretora do Cread, Janaína Amorim, e contará com a participação da pedagoga Jacqueline Pilger Effgen, que irá ministrar a palestra: "Dicas para potencializar seus estudos no ensino a distância".

"O Cread é um projeto inovador e através dele o Instituto Federal do Tocantins ofertará vários serviços à comunidade.  A inauguração dos nossos primeiros cursos no dia 21 de outubro é um passo decisivo e muito importante. E não para por aí. Logo ofertaremos cursos superiores de graduação e pós-graduação. O IFTO está ampliando a oferta de educação a distância alinhada ao desenvolvimento que já representa no Estado", destacou a pró-reitora de Ensino do IFTO, Nayara Pajeú.

Os cursos atendem 4.600 estudantes, localizados em 34 municípios tocantinenses, de norte a sul do Estado, regiões onde estão instalados os polos de apoio presencial. Nos polos, há infraestrutura física e administrativa básica para a realização de avaliações e atividades presenciais, práticas laboratoriais, bem como os recursos tecnológicos necessários que possibilita ao aluno interagir dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O estudante poderá contar, assim, com assistência e acompanhamento de tutores presenciais em seus estudos, sob a supervisão da coordenação do polo.

A diretora do Cread, Janaína Amorim, destacou os potenciais serviços a serem levados à comunidade por meio das capacitações ofertadas. "Acredita-se que com a implantação do projeto Cread, por meio do IFTO, possamos atender às demandas do mercado, no âmbito regional, em especial, nas áreas voltadas para os recursos naturais, agropecuários e serviços. Como também, consolidar ações e políticas educacionais voltadas para o ensino inovador, por meio da Educação a Distância (EaD), que venham a contribuir com a formação profissional e social, com o aumento da oferta de educação pública, gratuita e de qualidade em todos os níveis de ensino", enfatizou. 

Centro de Referência em Educação a Distância

O Cread tem a missão de contribuir com a promoção da educação, com a oferta de ensino de qualidade em todos os níveis através da Educação a Distância, formando cidadãos críticos, conscientes e que, ao longo de sua vida, sejam comprometidos com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, contribuindo para a melhoria da vida em sociedade.

Mais detalhes estão disponíveis na página do Cread no Portal do IFTO