Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula inaugural marca debate sobre ensino para surdos

Notícias

Aula inaugural marca debate sobre ensino para surdos

Lagoa da Confusão

Aula inaugural no campus avançado contou com palestra sobre atuação do intérprete de Libras.
por publicado: 04/08/2016 00h00 última modificação: 14/07/2017 17h49
Colaboradores: Guilherme Paganotto

Para marcar o início das atividades deste semestre, o Campus Avançado Lagoa da Confusão, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizou na última segunda-feira, 1º, uma aula inaugural. O evento teve como temas abordados a realidade dos deficientes auditivos no Instituto e a importância do uso da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

 

A intérprete de Libras do Campus Palmas, Aline Albuquerque, participou do evento e ministrou a palestra “Atuação do intérprete de Libras no IFTO: Metodologia para Surdo”. O ex-aluno da unidade, Paulo César, também participou e pode compartilhar com os presentes sobre as experiências como aluno surdo do Instituto e suas conquistas. Ainda na ocasião, a Gerência de Ensino estendeu o convite aos pais dos alunos, oportunizando maior interação entre a família e o ambiente escolar, onde foi explanado informações sobre o Regulamento da Organização Didático-Pedagógica do IFTO.

 

Segundo o estudante Eduardo Tranqueira, do curso técnico de Agricultura, abordar o tema é muito importante.A palestra foi de extrema importância, uma vez que o aluno Paulo César, apesar de todas as dificuldades, conseguiu concluir o curso no IFTO e serviu de exemplo e motivação para os estudantes do nosso campus. A Aline, intérprete de Libras, demostrou ser uma grande parceira do Paulo e foi preponderante no sucesso dele. Além disso, a equipe de ensino apresentou informações importantes sobre os direitos e deveres dos alunos”, destacou.


Para a Lucimara, mãe do estudante Luís Eduardo, do curso técnico de Informática, o evento foi bem motivador. “A partir do depoimento do Paulo, os alunos puderam se incentivar, quando muitas vezes, têm oportunidades e não dão o devido valor. Não importa as barreiras e as dificuldades, mas se houver força de vontade e determinação, consegue-se alcançar os objetivos. Me emocionei muito com a palestra, o Campus Avançado Lagoa da Confusão está de parabéns”, ressaltou.