Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atividades da SNCT mobilizam comunidade acadêmica do IFTO

Notícias

Atividades da SNCT mobilizam comunidade acadêmica do IFTO

Ciência & Tecnologia

Vários campi realizaram atividades durante a semana, que é comemorada em todo o Brasil
por Thâmara Filgueiras publicado: 19/10/2016 15h28 última modificação: 26/10/2016 12h27
Semana mobiliza atividades em todo o Brasil

Semana mobiliza atividades em todo o Brasil

Semana mobiliza atividades em todo o Brasil

Desde o dia 17 deste mês, até o próximo dia 23, diversas atividades voltadas para a ciência, a tecnologia e a inovação têm sido realizadas em todo o país. As ações integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). No Instituto Federal do Tocantins (IFTO), os campi já mobilizam estudantes, professores, pesquisadores, e demais interessados nas feiras de ciência, palestras, semanas, entre outras atividades.

As atividades iniciaram-se logo na segunda-feira, 17, nos campi Colinas do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. No Campus Colinas do Tocantins, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de palestras e minicursos sobre diversos temas, como desenvolvimento web; alimentos; linguagem de sinais; topografia; entre outros, além de apresentarem trabalhos científicos.

No Campus Porto Nacional, dois dias marcaram as atividades da SNCT. 17 e 18, e os participantes assistiram às palestras “Uso da programação linear para otimizar o custo em formulações alimentícias”, ministrada pela professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Denise Alves, e “Uso de heurísticas híbridas aplicadas ao problema de roteamento de veículos”, ministrada pelo mestre em Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Edcarllos dos Santos.

No Campus Paraíso do Tocantins, a realização da I Jornada Acadêmica Multidisciplinar marca as comemorações da SNCT. Este grande evento vai reunir outros três: a IV Jornada Tocantinense de Gestão da Tecnologia da Inovação; a III Semana Acadêmica de Tecnologia de Alimentos; e III Semana Acadêmica de Química. Os três eventos acontecem de forma simultânea, e serão realizados até esta quinta-feira, 20.

No Campus Palmas, as atividades acontecem até sexta-feira, 21. Mesas-redondas, cafés literários, workshops, oficinas, palestras, mostras, além de apresentações de trabalhos, integram a programação. A semana do campus também conta com o Festival Gastronômico da Alimentação Funcional e a I Mostra de Danças e Gastronômica dos Países Hispanofalantes.

Ainda dentro da SNCT, o IFTO realiza, a partir desta quarta-feira, 19, a 7ª edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão, a Jice, que acontece no Campus Araguatins, e reúne estudantes, professores e técnicos administrativos de todas as unidades do Instituto, além de contar com a participação de estudantes externos. O evento segue até sexta-feira, 21.