Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Associação criada a partir de projeto do IFTO terá sede própria

Notícias

Associação criada a partir de projeto do IFTO terá sede própria

Extensão

Organização reúne catadores de materiais recicláveis e fica localizada em Araguatins
por publicado: 30/03/2020 15h57 última modificação: 30/03/2020 16h01
Pra cego ver: Coordenadores e presidente da associação no terreno da futura sede. As paredes da construção estão sendo levantadas e eles estão na frente dessa edificação. Fim da descrição.

Pra cego ver: Coordenadores e presidente da associação no terreno da futura sede. As paredes da construção estão sendo levantadas e eles estão na frente dessa edificação. Fim da descrição.

Em breve, os catadores de materiais recicláveis de Araguatins terão um galpão para armazenar e comercializar, de forma adequada, o material recolhido, influenciando positivamente o processo de reciclagem realizado pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguatins (ACMRA). A construção do espaço teve início em novembro de 2019 e a previsão é que seja concluída em 2020. Vale destacar que o galpão será também a sede da ACMRA, ele está localizado na avenida Castelo Branco, bairro Nova Araguatins.

A ACMRA é fruto de um projeto de extensão desenvolvido pelo Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), titulado: “Incentivando à implantação de coleta seletiva no município de Araguatins, por meio da estruturação de uma cooperativa ou associação de catadores de materiais recicláveis”. O projeto teve como parceiros: 9º Batalhão da Polícia da Militar de Araguatins, Associação dos Comerciantes e Industrias de Araguatins (ACIAT), Câmara Municipal de Araguatins, Prefeitura de Araguatins, Sebrae e Rádio Sucesso FM.

Após a elaboração e execução do projeto de criação da ACMRA foi identificada a necessidade da construção de sua sede definitiva, assim foi formado o grupo Amigos da Natureza, que se mobilizou para que a construção do galpão fosse uma realidade.

A construção do galpão foi possível graças a uma campanha realizada pelo grupo Amigos da Natureza, que visitou empresas, instituições públicas e financeiras, em busca de doações de materiais, como: cimento, tijolo, ferragem, areia, tábuas e outros, além de doações em dinheiro.

Os coordenadores da campanha, Raimunda Vieira, servidora do Campus Araguatins do IFTO e Eucleber Amaral, empresário local, destacam que a ação foi bem recepcionada, eles perceberam a boa vontade por parte de quem realmente preocupa-se com a poluição causada pelo lixo descartado inadequadamente. “Somos muito gratos à população em geral, aos parceiros que abraçaram essa causa, como a Prefeitura de Araguatins, IFTO, escolas municipais e estaduais, outras instituições de ensino e empresários de Araguatins”, frisou Raimunda, que destacou que para finalização da obra é necessária a colaboração de todos.

Já o presidente ACMRA, Osmando de Sousa, afirma que a construção do galpão  facilitará bastante o trabalho desenvolvido pelo catadores de materiais recicláveis em Araguatins e toda a população da cidade será beneficiada.