Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apresentações da abertura contagiam participantes

Notícias

Apresentações da abertura contagiam participantes

Ifestival

Programa Bolsa Cultura é lançado na quarta edição do evento
por Thâmara Filgueiras publicado: 08/06/2017 16h54 última modificação: 06/07/2017 15h17
Exibir carrossel de imagens Anne Raelly cantou "Tu vens", de Alceu Valença, ao lado de Edmundo Oliveira, no violão

Anne Raelly cantou "Tu vens", de Alceu Valença, ao lado de Edmundo Oliveira, no violão

Ao som de “Dias melhores” (música do grupo Jota Quest), o Coral Cantares, formado por estudantes e servidores do Campus Gurupi, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), deu o tom da 4ª edição do Festival de Talentos Estudantis (Ifestival). O evento foi aberto oficialmente na manhã desta quinta-feira, 8, pela pró-reitora de Extensão Paula Karini, pelo diretor-geral da unidade Marcelo Terra e pela coordenadora de Extensão do campus Danielma Maia.  Como trata-se de um evento cultural, o hino nacional foi interpretado em piano pelo servidor Edmundo de Oliveira.

A coordenadora de extensão do campus agradeceu o envolvimento da equipe da unidade na organização do evento, e destacou o quantitativo de trabalhos inscritos. “Essa grande participação só prova a necessidade de iniciativas culturais nesse sentido”, disse Danielma. O diretor do campus deu as boas-vindas aos participantes do evento. “É uma honra receber todos vocês, estudantes, servidores, comunidade em geral. Sintam-se todos acolhidos no Campus Gurupi. 

A pró-reitora de Extensão, que no ato da abertura representou o reitor do IFTO Francisco Nairton, agradeceu novamente a toda a equipe organizadora do evento, e relatou: “é realmente emocionante receber as obras e ver o esforço que cada estudante, juntamente com os professores orientadores, empreendeu. Foi muito prazeroso e gratificante. Isso serviu de combustível para que estivéssemos aqui desde terça-feira, trabalhando para oferecer aos participantes o melhor”. 

Paula Karini abriu oficialmente o evento, e, logo em seguida, a professora do curso e Artes Cênicas do Campus Gurupi Anne Raelly de Figueirêdo interpretou a música “Tu vens”, de Alceu Valença, acompanhada por Edmundo de Oliveira, no violão. O Coral Cantares apresentou-se, e tirou muitos aplausos da plateia, e contagiou os participantes com um clima de integração, alegria e apreciação artística. 

Bolsa Cultura 

Após a abertura do evento, a pró-reitora de Extensão Paula Karini e o diretor de Assuntos Estudantis Higor Lira lançaram o programa Bolsa Cultura, que visa promover o desenvolvimento da arte e da cultura regionais. Conforme Paula explicou, o primeiro edital está previsto para ser lançado até o mês de agosto. 

O programa será lançado, inicialmente, como uma experiência piloto, e terá duração de quatro meses. Após esse período, os integrantes do Colégio de Dirigentes avaliarão os resultados dessa experiência e a continuidade do Bolsa Cultura.