Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de Meio Ambiente visitam Aterro Sanitário e Museu do Lixo em Palmas

Notícias

Alunos de Meio Ambiente visitam Aterro Sanitário e Museu do Lixo em Palmas

Visita técnica

Oportunidade de vivenciar na prática o conteúdo aprendido em sala de aula.
por Lúcia Gomes publicado: 04/09/2018 12h01 última modificação: 04/09/2018 12h01

Os alunos da turma do 2º ano do ensino médio integrado em Meio Ambiente do Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizaram no dia 28 de agosto visita técnica ao Aterro Sanitário de Palmas, onde tiveram a oportunidade de acompanhar o processo de descarte, tratamento e destinação de resíduos.

Segundo o estudante João Augusto Gomes da Silva, a visita propiciou aprendizado que complementou a teoria que foi ministrada em sala de aula e os conhecimentos adquiridos foram além de suas expectativas.

Durante a visita, os alunos também conheceram o Museu do Lixo, que funciona dentro do aterro sanitário e é composto por materiais resgatados pelos funcionários do local do meio das toneladas de lixo que chegam diariamente. No acervo do museu os estudantes puderam apreciar peças históricas e até obras de arte que foram descartadas, mas que ganharam tratamento e agora estão expostas para a população. Thaynara Gomes, outra aluna que participou da visita, achou super interessante o museu e ficou surpresa com as várias coisas inusitadas que chegam para o descarte no aterro.

Com relação aos aspectos técnicos, a professora Liliane Garcia afirma que o aterro de Palmas pode ser considerado um empreendimento que apresenta impactos ambientais positivos, já que desenvolve medidas como: reserva legal, contenção do chorume e tratamento, ausência de odores desagradáveis, segurança e sinalização, cortina arbórea e dentre outros. Segunda ela, é importante que os alunos vivenciem essa experiência, porque a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos é só a ponta do iceberb, pois o desafio do gerenciamento está atrelado a questões relacionadas a valores sociais, padrão de consumo, marketing, obsolescência tecnológica.

A visita também repercutiu de maneira positiva para o estreitamento das relações entre o Campus Paraíso do IFTO e a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Palmas, responsável pela gestão do aterro, de acordo com a professora Liliane o objetivo é firmar uma cooperação técnica para realizar o monitoramento ambiental da qualidade do sistema de tratamento do chorume.