Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de cursos tecnológicos do IFTO têm oportunidade de realizar intercâmbio no Canadá

Notícias

Alunos de cursos tecnológicos do IFTO têm oportunidade de realizar intercâmbio no Canadá

Ciência sem Fronteiras

A oportunidade é voltada especificamente para estudantes de Institutos Federais da região Norte
por Thâmara Filgueiras publicado: 22/05/2017 18h52 última modificação: 06/07/2017 16h54
Exibir carrossel de imagens MEC Estudantes brasileiros que realizaram intercâmbio no Canadá e desenvolveram processo inovador em vinícola

Estudantes brasileiros que realizaram intercâmbio no Canadá e desenvolveram processo inovador em vinícola

Se você quer enriquecer seu currículo e ganhar uma experiência profissional incrível, não pode deixar de participar dessa oportunidade. É que estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudo Canadá-Brasil, que integram o Ciência sem Fronteiras (CsF). O prazo para inscrição e envio de documentação segue até o dia 12 de junho. 

Para participar, o estudante precisa cumprir os itens de elegibilidade, descritos no item 6 da Chamada Pública Conif/AI nº 1/2017, e enviar o formulário de inscrição e os documentos comprobatórios para o e-mail assint@ifto.edu.br. O IFTO poderá indicar dois candidatos para participar do programa, que concorrerão às vagas disponibilizadas.

O intercâmbio visa oportunizar aos estudantes da região Norte do país estudar em uma instituição canadense, o que possibilitará ao candidato contemplado aprofundar os estudos em um dos idiomas oficiais do país - inglês ou francês. A duração do intercâmbio será de até 16 meses, e, durante esse período, o estudante vai realizar um curso de línguas e dois semestres acadêmicos, além de ter a oportunidade de participar de estágio ou projeto de pesquisa.

Acesse o Formulário de Inscrição, o Formulário de Liberação de Informações Pessoais, as listas de colleges e programas disponíveis nos links:

Inglês: https://www.collegesinstitutes.ca/news-centre/calls-for-submission/canada-and-brazil-scholarship-program/

Francês: https://www.collegesinstitutes.ca/fr/centre-des-nouvelles/appels-de-soumission/programme-de-bourses-canada-et-bresil/

Veja também a retificação da chamada pública

História de sucesso

O IFTO já enviou diversos estudantes para realizarem intercâmbio em outros países. Um desses estudantes foi o Bruno Mota Soares, estudante do Campus Palmas, que residiu por mais de um ano no Canadá, por meio do programa Ciência sem Fronteiras. "Desde criança eu tinha o sonho de morar fora do Brasil. Quando eu fiquei sabendo do programa, vi a oportunidade que eu poderia praticar o inglês, que é um idioma que eu sempre tentei aprender. Eu queria falar esse idioma em nível de fluência. Então eu pensei ser essa a oportunidade da minha vida. Corri atrás e fiz tudo dentro do possível para ir ao Canadá", disse Bruno.

Ele ficou em Ottawa, capital do Canadá, e teve a oportunidade de aprofundar os estudos na língua inglesa, além de aprender o francês, que é o segundo idioma falado no país. Enquanto isso, Bruno deu sequência aos estudos tanto na área de Engenharia Civil, como nas Ciências da Construção e Engenharia Elétrica, durante as aulas que frequentou na universidade canadense. Ele reforça a importância de ir em busca dos sonhos e de uma melhoria profissional e também pessoal. "Você realmente tem que ir atrás, se jogar, enxergar as oportunidades e entender que isso é um processo, que não é algo que se resolve de um dia para o outro", reforçou.