Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos da Rede Estadual visitam Campus Porto Nacional

Notícias

Alunos da Rede Estadual visitam Campus Porto Nacional

SELETIVO UNIFICADO

Visita foi realizada como forma de divulgação do processo seletivo 2017
publicado: 08/11/2016 00h00 última modificação: 06/07/2017 12h20
Arquivo Institucional A iniciativa tem o objetivo de mostrar a instituição que está com inscrições abertas para os cursos que oferece até 13 de novembro.

A iniciativa tem o objetivo de mostrar a instituição que está com inscrições abertas para os cursos que oferece até 13 de novembro.

Para começar, os 24 alunos do 9º ano do Colégio Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires foram recepcionados na sala de reuniões do Campus Porto Nacional, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), onde receberam informações sobre o ensino oferecido na unidade. O coordenador do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, Janio Carlos, falou dos diferenciais de se ter uma formação técnica para ingresso no mercado de trabalho.


Com o intuito de despertar ainda mais o interesse dos alunos pela rede federal, Janio relatou sua experiência como aluno do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MA), localizado em Imperatriz, hoje campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Contou que essa formação foi essencial para que cursasse a graduação em Ciência da Computação na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

Na oportunidade, o assistente social Ismael Matos também salientou o serviço prestado pela Coordenação de Assistência ao Estudante. Ele explicou que, para alunos com vulnerabilidade social e econômica, existe o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), com oferta de auxílios-alimentação, transporte, moradia, entre outros. Além disso, falou sobre a equipe que compõem a Assistência ao Estudante: psicólogo, enfermeira, técnica em enfermagem, tradutor e intérprete em Libras, assistente social e assistente de aluno.

 

Em seguida, a comissão local de divulgação do Processo Seletivo e Vestibular Unificado 2017/1 do IFTO descreveu os procedimentos para se fazer inscrição e tirou dúvidas a respeito da seleção. Aos alunos, foram entregues panfletos informativos sobre os cursos técnicos integrados ao ensino médio (Administração, Informática para Internet e Meio Ambiente), técnico subsequente em Informática e cursos superiores (licenciatura em Computação e tecnologia em Logística) do Campus Porto Nacional.

 

Logo após, o grupo foi convidado a conhecer as instalações do campus. Percorreram os blocos, visitaram a biblioteca e ouviram uma explanação, feita pelo servidor Ângelo Ricardo Balduíno, sobre os trabalhos desenvolvidos no laboratório de Química, sua área de atuação. De lá, orientados pelo professor Elvis Nascimento da Silva, partiram para o laboratório de Informática, onde presenciaram o relato de dois alunos sobre a experiência de se estudar aqui.

 

A parte final da visita ficou por conta da comissão local de divulgação do Processo Seletivo, nesse momento o técnico de laboratório de Informática, João Vitor Vilela, realizou a inscrição dos alunos interessados. Durante o passeio, alguns estudantes do campus cumprimentaram pessoas conhecidas que integravam o grupo visitante. Num desses encontros, uma aluna do Colégio Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires disse, com entusiasmo, à sua colega: “hoje, estou de visita, mas ano que vem, estarei aqui!”.