Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações promovem conscientização sobre prevenção ao suicídio

Ações promovem conscientização sobre prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo

Ações promovem conscientização sobre prevenção ao suicídio
por Maiara Sobral publicado: 06/09/2018 16h56 última modificação: 10/09/2018 10h34

Amarelo colore o mês de setembro, com alusão à conscientização sobre prevenção ao suicídio, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) está engajado nessa sensibilização em valorização da vida por meio do desenvolvimento de ações.

Com o objetivo de conscientizar sobre o Setembro Amarelo, as unidades do instituto vem promovendo ações de prevenção ao suicídio. Entre as ações que estão sendo desenvolvidas em setembro está a alteração das cores da interface do portal do IFTO, que ficará amarela durante todo esse mês.

No Campus Araguatins, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne), juntamente com alguns professores da unidade, irão promover o evento Setembro das Cores, em alusão ao Setembro Amarelo, Setembro Azul, Setembro Verde e Setembro Vermelho, ações voltadas à valorização da vida e das pessoas com necessidades especiais. O evento acontecerá no final do mês de setembro, logo no início do semestre letivo 2018/2.

Campus Avançado Formoso do Araguaia promoverá várias ações, tais como: palestra com equipe do Programa Qualidade de Vida (PQV), da Reitoria do IFTO, rodas de conversas com equipe da Comissão Local de Permanência e Êxito, construção de painéis e apresentações com equipe do Projeto Arte e Cultura, exibição de pequenos filmes e orientações de leituras com equipe da Biblioteca e palestras com equipe da Comissão de Assistência ao Estudante.

Já no Campus Dianópolis, durante todo o mês de setembro serão realizadas ações , mas o desenvolvimento central será no período entre os dias 25 e 29 de setembro, com palestra motivacional, show musical a favor da vida, palestra/depoimento sobre os efeitos do álcool nas relações sociais, teatro, filmes, exposição de fotos dos estudantes celebrando o prazer de viver e caminhada pela vida.

As atividades no Campus Palmas estão sendo elaboradas conforme o calendário letivo, cujo semestre 2018/1 finaliza no dia 6 de setembro, sendo assim, a ação teve início  por meio de divulgação de faixa na unidade conscientizando sobre a campanha.

No Campus Porto Nacional, serão realizadas palestras de prevenção, sessões de cinema com discussão, sessões literárias e acontecerá um dia de mobilização, envolvendo todos os servidores e estudantes da unidade.

No Campus Gurupi, ao longo do mês, as atividades vão contar com a participação dos estudantes, pais, gestores e servidores. Pontos de iluminação amarela serão colocados em lugares estratégicos da unidade; haverá a produção de vídeo, em Libras, com narração em português, sobre o tema; oficina de confecção de materiais informativos para serem afixados em pontos de grande circulação da comunidade escolar; encontro de pais com o tema: Como identificar comportamentos-problema e ajudar na prevenção do suicídio?; além de Cine Debate e Café Literário acerca do assunto.

Por sua vez, na Reitoria, será realizada uma roda de conversa com fisioterapeuta que trabalha com microfisioterapia e recepção dos servidores da unidade de uma forma diferente, chamando a atenção para o contato e a valorização do outro.

Aquele estudante que está passando por uma situação problema ou uma situação de sofrimento, pode procurar o setor de assistência estudantil do seu campus, pode procurar também a Unidade Básica de Saúde do seu município ou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Confira a lista dos CAPS que existem no Tocantins. E a lista dos psicólogos que atuam no âmbito do IFTO.