Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações movimentam unidades do IFTO

Notícias

Ações movimentam unidades do IFTO

Semana do Meio Ambiente

Plantio, aulão, palestra, essas foram algumas das atividades
por Maiara Sobral publicado: 07/06/2019 15h48 última modificação: 07/06/2019 17h41

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a semana foi movimentada nas unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Em Araguatins, a programação começou com a palestra “Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. Já no dia 6, foram realizados minicursos, palestra, plantio de árvores e campanha de combate ao desperdício de alimentos. A sexta-feira, 7, foi reservada para um desfile cívico com a temática agricultura sustentável. E por fim, no dia 8, será encerrada a programação da Semana do Meio Ambiente, com a exibição de filmes relacionado às temáticas ambientais e exposição de fotos.

Em Gurupi, as atividades aconteceram de 3 a 6 de junho. A programação contou com palestras, oficinas, concurso e apresentações culturais voltados à conscientização ambiental. Foi destaque no evento a inauguração do Jardim dos Servidores, espaço construído com material reciclado para cada servidor da instituição plantar sua muda. A coordenadora de Extensão da unidade, Joedna Silva, foi a idealizadora do projeto. Ela ressalta o quanto uma ação do bem impacta positivamente, pois foi visível a vontade de participar dos estudantes e também dos servidores. O evento também contou com o "Concurso Meu Móvel Reciclado" – de acordo com o regulamento, o móvel, ou conjunto de móveis, precisaria ser fabricado com uso predominante de material reciclável (garrafas, pneus, pallets, tambores).

Em Palmas, a turma do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Controle Ambiental organizou um Aulão de Ecologia em comemoração à data. A programação realizada no Auditório Central da unidade contou com a apresentação da peça de teatro "Anti-Ambiente", com a mesa-redonda “Desafios da gestão de resíduos sólidos” e com a palestra “Água, conhecer para preservar”. No período vespertino, os estudantes promoveram ainda uma oficina de confecção de brinquedos com materiais recicláveis e o plantio de mudas. A coordenadora do curso, professora Claudia Rezende, destaca que foi surpreendida pela participação e envolvimento dos estudantes. 

Em Paraíso do Tocantins, o motivo de a comemoração ocorrer em 5 de junho foi lembrado: a abertura da primeira Conferência Mundial de Meio Ambiente, realizada em Estocolmo na Suécia, no dia 5 de junho de 1972. Assim, considerando os impactos da poluição ambiental, a professora Liliane Garcia e os estudantes do 1° ano de Meio Ambiente promoveram socialização para comemorar a data. A ação foi realizada em um ambiente ao ar livre, na unidade.

Por sua vez, na Reitoria, foram realizadas duas ações: "Desafio Caixa Sustentável" e plantio de mudas pelas crianças do Espaço Kids. A primeira consistiu na confecção de caixas personalizadas por setores, para coleta de papéis que serão destinados à reciclagem. A caixa confeccionada pela Diretoria de Infraestrutura (Dinfra) ganhou o desafio. Já na segunda ação, filhos de servidores plantaram mudas de árvores nativas na entrada do prédio. A organização dos momentos foi feita pelo Programa Qualidade de Vida (PQV), da Reitoria.

IFTO4Change

Lembrando os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, vale destacar que o IFTO está com inscrições abertas para o "IFTO4Change", que consiste em um desafio de ideias com caráter educacional. As inscrições devem ser feitas pelo mentor por meio de Formulário Próprio, até o dia 13 de junho. Saiba mais sobre o desafio na matéria.