Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações de solidariedade, de promoção da autoestima e de conscientização marcam o Dia

Notícias

Ações de solidariedade, de promoção da autoestima e de conscientização marcam o Dia

Dia Internacional da Mulher

por Thâmara Filgueiras publicado: 09/03/2017 18h58 última modificação: 21/03/2017 18h47
Exibir carrossel de imagens Servidoras recebem dicas de cuidados com a beleza

Servidoras recebem dicas de cuidados com a beleza

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, foi ocasião para a realização de ações que promovessem a solidariedade, o fortalecimento da autoestima e a conscientização no IFTO. Na Reitoria, as mulheres tiveram a oportunidade de participar de um momento voltado para os cuidados pessoais, que contou com o apoio de consultoras de beleza.

Além disso, um bazar que teve como principal motivador a solidariedade fechou o dia. Roupas, caçados e diversos acessórios foram trazidos pelas servidoras da unidade, e foram expostos para que cada uma pudesse escolher o que lhe agradasse o Bazar das Amigas. Além de doar peças que não estavam mais em uso, elas puderam, por meio da troca, adquirir novas peças para o vestuário. As duas ações foram realizadas pela comissão do Programa de Qualidade de Vida (PQV) da Reitoria.

No Campus Avançado Formoso do Araguaia, a comunidade da unidade participou de uma palestra que tratou sobre a Lei nº 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha. Mas diversas ações foram realizadas durante toda a semana, e integraram o projeto "Empoderamento feminino: mulheres do IFTO", coordenado pela professora Márcia Moreira. “Buscamos manter o tema sempre em discussão entre estudantes e servidores, o 8 de março é apenas uma data do calendário, mas a luta pelos direitos das mulheres é e precisa continuar sendo constante”, afirmou a professora.

No Campus Colinas do Tocantins, o dia foi marcado por palestras que levaram a comunidade da unidade a refletir sobre o femininismo e a sobrecarga da mulher nos dias atuais. O tema foi debatido pela professora de Sociologia da unidade Sabrina Carvalho, que também abordou questões relacionadas ao feminicídio. “É importante estabelecer projetos de ensino que enalteçam o empoderamento feminino”, disse a professora. A ação foi organizada pela Gerência de Ensino e pela comissão do Programa de Qualidade de Vida (PQV) da unidade. A programação também contou com palestra sobre saúde da mulher, apresentada pela equipe da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE).

A comunidade do Campus Avançado Lagoa da Confusão participou de uma palestra sobre educação sexual, ministrada pelo enfermeiro Fernando Holanda, que integra a equipe da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE). O ambiente descontraído e a dinâmica realizada no início da palestra ajudou a quebrar a timidez dos participantes. O estudante Joelson Prestes de Lima disse que a palestra foi muito útil, uma vez que aprendeu mais sobre as orientações do uso da camisinha e das doenças sexualmente transmissíveis. Após a palestra, Fernando atendeu os estudantes individualmenteO evento também contou com a apresentação de Teatro de Sombras realizada pelos alunos do curso de Agricultura, em que retrataram o dia a dia das mulheres.

O reitor do IFTO Francisco Nairton parabenizou as servidoras pelo Dia da Mulher, mas ressaltou que a mulher merece atenção especial em todos os 365 dias do ano. ""Isso porque, cada vez mais, a mulher ocupa diversos papéis, mãe, pai, administradora do lar, trabalhadora, entre outros", disse o reitor, que comentou a necessidade de temas importantes, como a violência contra a mulher, serem discutidos com mais intensidade. "Cada vez mais a sociedade brasileira precisa buscar a representação por meio das mulheres", completou Nairton.

Confira fotos das ações realizadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na fanpage do IFTO.