Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações de conscientização marcam o Setembro Amarelo em Gurupi

Notícias

Ações de conscientização marcam o Setembro Amarelo em Gurupi

Temática

Programação foi organizada pela Coordenação de Apoio, Ensino e Aprendizagem
por Luícia Ferreira publicado: 02/10/2019 10h00 última modificação: 02/10/2019 11h04

O mês de Setembro na unidade de Gurupi, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi marcado por uma programação diversificada voltada ao Setembro Amarelo – campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

A unidade contou com decoração voltada para a temática. Na entrada, a logomarca amarela chamou atenção para a mobilização. No espaço externo no Bloco de Salas de Aula, foi disponibilizado um painel para que a comunidade estudantil e de servidores escrevessem palavras de motivação e ainda um local reservado para que expressassem sobre “Como está seu dia”. Aos servidores da unidade foi entregue uma carta de mobilização convidando a todos, juntos, lutarem em defesa da vida.

A programação voltada para servidores e estudantes, contou com palestras, apresentações, cine debate e blitz informativa. No dia 11 (quarta-feira) foi realizada Palestra com a Liga de Psiquiatria da UNIRG com o Tema: “Combate à depressão e prevenção do suicídio” com a participação dos estudantes dos primeiros anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, os quais também participaram, no dia 30 de setembro, de uma Blitz informativa na Alameda Madrid, com apoio do Ciretran, do Polo de Fiscalização de Trânsito, do CAPS III e da UFT.

Os estudantes dos terceiros anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio participaram dia 13 de setembro (sexta-feira) da apresentação de Teatro esporte com o Grupo de Extensão ImproMedio sob a direção do Professor Brenno Jadvas. O espetáculo possibilitou a participação da plateia, que integrou os presentes de forma dinâmica e interativa. Para o mesmo público, no dia 26 de setembro (quinta-feira), a Liga Acadêmica de Ciências Criminais (Laccrim) de Direito da Universidade de Gurupi - UNIRG ministrou a palestra “Valorização da Vida como forma de prevenção ao suicídio” em parceria com o Diretor do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, doutor Paulo Sérgio.

Dia 18 de setembro (quarta-feira), nos períodos vespertino e noturno, o Psicólogo Vilker Nascimento coordenou o Cine Debate voltado aos estudantes dos segundos anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e do Curso FIC em Operador de Computador Integrado ao PROEJA, que assistiram ao filme “Um novo Despertar” e logo após houve debate sobre a temática.

A programação do Setembro Amarelo tem por finalidade ser um ponto alto nas ações que são desenvolvidas ao longo do ano. Segundo a coordenadora da COAPE, Milene Queta o trabalho realizado, na maior parte do tempo, é marcado por atendimentos individualizados, em grupo e às famílias e com as ações desenvolvidas as atividades se intensificaram “Neste mês em específico concentramos esforços em dar mais visibilidade ao grande trabalho envolvido na prevenção ao suicídio e valorização à vida com ações integradas com a participação dos estudantes e dos demais servidores” afirma a coordenadora.

Ela ainda enfatiza que “A importância da programação está em chamar atenção à valorização à vida e a atenção que podemos dar aos que estão próximos e muitas vezes de forma silenciosa estão pedindo ajuda. Desejamos sensibilizar para prevenir o suicídio. Dessa forma, nós da equipe da COAPE ficamos muito felizes com o envolvimento e a participação dos nossos estudantes e colegas de trabalho do Campus Gurupi, além do apoio que tivemos de diversos parceiros” exclama Milene Queta.