Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ação visa estimular cuidados com a saúde

Notícias

Ação visa estimular cuidados com a saúde

Semana da Saúde

O evento aconteceu durante a semana em que é comemorado o Dia Mundial da Saúde
por Thâmara Filgueiras publicado: 10/04/2017 17h28 última modificação: 10/07/2017 10h52
Exibir carrossel de imagens Os participantes destacaram a importância da Semana da Saúde

Os participantes destacaram a importância da Semana da Saúde

A programação da Semana da Saúde do IFTO encerrou nesta sexta-feira, 7, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Durante toda esta semana, os servidores tiveram a oportunidade de participar de atividades que visam despertar hábitos mais saudáveis. A programação desta edição contou com campanha de doação de sangue, treinamento funcional e lian gong.

A coordenadora do Programa Qualidade de Vida (PQV) da Reitoria, Maria de Fátima Carneiro, explicou que o evento tem como principal objetivo incentivar o servidor a cuidar da própria saúde. "Com base nisso, nós planejamos atividades voltadas para a prática de exercícios físicos, além de cuidados como vacinação, acompanhamentos rotineiros de nível glicemia, pressão, entre outros".

Maria de Fátima ressaltou que esta já é a Semana da Saúde, e que a ação tem cumprido com o objetivo de estimular os servidores a terem uma prática mais saudável. "Nós temos relatos de servidores que começaram a fazer atividade física depois que começamos a realizar essas ações", completou.

A enfermeira do trabalho Tiara Cunha explicou que os maiores motivadores das ausências constantes ao trabalho estão relacionadas a problemas crônicos de saúde, como diabetes e hipertensão, e doenças mentais, como depressão e ansiedade, e o estímulo à prática de atividades físicas e a um melhor acompanhamento da saúde buscam prevenir esses problemas. "Trabalhando essa parte preventiva a gente contribui para a redução dos riscos dessas doenças, e, com isso, promove uma melhor qualidade de vida para os servidores".

A equipe informou que planeja lançar, ainda neste semestre, o programa de Ginástica Laboral Virtual, que vai apresentar instruções de exercícios a serem realizados nos intervalos do horário de trabalho. Neste primeiro momento, o programa vai funcionar de forma experimental na Reitoria, e o objetivo é ampliar a ação para toda a instituição. 

Veja mais fotos do evento na fanpage do IFTO.