Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ação preventiva na Reitoria marca o Dia Mundial do Diabetes

Notícias

Ação preventiva na Reitoria marca o Dia Mundial do Diabetes

Dia Mundial do Diabetes

Momento visou destacar a importância do combate à doença, que atinge cerca de 10 milhões de brasileiros
publicado: 14/11/2016 00h00 última modificação: 17/11/2016 09h28
Colaboradores: Guilherme Paganotto

De chata esta segunda-feira, 14, não teve nada. Muito pelo contrário. A data é lembrada pela comemoração do Dia Mundial do Diabetes, e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) não poderia deixar de lembrar. Para isso, os servidores e a comunidade geral da Reitoria puderam participar de uma ação realizada pelo Programa Qualidade de Vida (PQV) em alusão à data.

Intitulado “Viver com saúde é o melhor caminho contra o diabetes”, o momento visou despertar a consciência sobre a doença, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A enfermeira do trabalho Tiara Cunha acompanhou cada um dos presentes, e estes realizaram o teste de glicemia, aferiram a pressão arterial e receberam material informativo sobre diabetes e hipertensão.

De acordo com Tiara, as doenças circulatórias são um grande problema de saúde pública no Brasil. “Atualmente, calcula-se que a hipertensão arterial atinge mais de 10% da população, e que existem cerca de 10 milhões de pessoas com diabetes. Desse total, 50% desconhecem sua condição e acabam descobrindo a doença em estágios avançados, o que dificulta o tratamento”, destacou.

Além disso, a enfermeira relatou que são considerados “suspeitos” de portadores dessas doenças os indivíduos que apresentarem glicemia com valores iguais ou superiores a 100 mg/dl em jejum ou glicemia pós-prandial (até 2 horas após as refeições) com valores maiores do que 140 mg/dl e, ainda, valores para pressão arterial maiores que 130/90 mmHg.

A programação contou, ainda, com a entrega de material informativo sobre a campanha Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata, para despertar nos servidores a importância da prevenção. Confira todas as fotos do momento na página oficial do IFTO no Facebook.