Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acadêmicos promovem Mostra Pedagógica e Interdisciplinar sobre visita técnica ao Parque Estadual Serra das Andorinhas

Notícias

Acadêmicos promovem Mostra Pedagógica e Interdisciplinar sobre visita técnica ao Parque Estadual Serra das Andorinhas

Evento

Evento ocorreu no final de junho na unidade Araguatins
por Kelinne Guimarães publicado: 02/07/2019 19h42 última modificação: 02/07/2019 19h42

Com informações de Quitéria Alcântara

Acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, da unidade Araguatins do IFTO, tiveram a oportunidade de socializar os resultados da visita técnica realizada ao Parque Estadual Serra das Andorinhas e a Vila Santa Cruz dos Martírios, localizados na Área de Preservação Ambiental (APA), na cidade de São Geraldo do Araguaia- PA, por meio da Mostra Pedagógica e Interdisciplinar, que ocorreu no dia 26 de junho, a partir das 19h, no Espaço de Vivência da unidade Araguatins.

O evento teve uma proposta interdisciplinar sob a orientação da professora Quitéria Alcântara e Prof. Alessandro Oliveira, envolvendo respectivamente as disciplinas de História da Educação e Morfologia e Anatomia Vegetal. Tendo como objetivo de consolidar os conhecimentos adquiridos relacionando teoria e prática os acadêmicos trabalharam em equipe com três eixos temáticos: aspectos vegetacionais e florísticos, aspectos políticos, econômicos e sociais, aspectos históricos e culturais.

Os visitantes da Mostra Pedagógica e Interdisciplinar conferiram nos standes apresentações ricas em detalhes e fotografias ilustrando trilhas, cachoeiras e outros monumentos visitados, como: a Casa de Pedra, local dos festejos do Divino Espírito Santo e a Pedra Escrita com sítios arqueológicos.

“O evento foi muito produtivo, pois além de dar uma devolutiva à comunidade acadêmica sobre o trabalho realizado, os estudantes puderam se posicionar com muita propriedade sobre os temas trabalhados e abordar dentre outros assuntos sobre as riquezas naturais e estruturais da região, como por exemplo: sua vegetação, valores culturais e conflitos políticos e sociais que mudaram o perfil da comunidade local, sendo enfatizado os depoimentos sobre o fato histórico ocorrido na década de 70, denominado de Guerrilha do Araguaia”, afirmou a professora, Quitéria Alcântara.

O encerramento do evento ficou por conta da dança Salambisco, para legitimar uma das representações culturais e religiosas assistidas durante a visita.