Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura discute aproximação da academia com o mundo do trabalho

Notícias

Abertura discute aproximação da academia com o mundo do trabalho

Encontro de Inovação

Evento acontece até amanhã, 29, no Campus Palmas
por Maiara Sobral publicado: 28/09/2017 14h58 última modificação: 28/09/2017 15h04

A abertura do Encontro de Inovação, Ideias e Negócios na Academia, edição 2017, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 29, no auditório central do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Na ocasião, o reitor Francisco Nairton do Nascimento falou sobre as últimas conquistas do IFTO, credenciamento como polo para oferta de dois mestrados profissionais e depósito de duas patentes. "É o momento de inovar, para minimizar os impactos da redução do orçamento nas atividades, por isso, é muito importante as parcerias com outras instituições e esferas públicas para desenvolvimento de projetos", destacou o reitor. 

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação Augusto César dos Santos e o diretor-geral do Campus Palmas Octaviano Sidnei Furtado também compuseram a mesa e recepcionaram os participantes desejando um bom evento, assim como discussões inovadoras e promissoras para desenvolvimento de projetos. 

Após a abertura, o professor Tadeu Pissinati, assessor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abordou a importância da aproximação da academia e do setor produtivo, para o desenvolvimento local e regional. Na ocasião, ele apresentou os casos de sucesso do Ifes e destacou a importância da existência de uma cultura empreendedora, uma vez que essa permeia todas as relações da sociedade moderna.

Em seguida, foi a vez do professor Paulo Sérgio Santos Júnior, que abordou o Laboratório de Extensão de Desenvolvimento de Sistemas (Leds) como promotor da cultura de inovação por meio da integração entre instituição de ensino e setor produtivo. Para isso, ele trouxe o exemplo do laboratório implantado no Ifes, e ressaltou a necessidade de não fazer mais do mesmo e gerar inovação social.

Programação

O evento continua durante o período vespertino, discutindo questões éticas como plágio e autoplágio, além da importância da produção científica para o stricto sensu. O encontro termina nesta sexta-feira, 29, dia que contará com oficinas  e mesa-redonda sobre a articulação entre agentes de inovação: saindo do discurso. Confira a programação na íntegra.