Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto prazo para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2021

Notícias

Aberto prazo para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2021

PDP

Trata-se do planejamento institucional para as ações de capacitação
por Mayana Matos publicado: 07/05/2020 14h10 última modificação: 07/05/2020 14h40

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), iniciou os procedimentos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2021 (PDP). A medida atende ao previsto do Decreto n.º 9.991/2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas. 

Trata-se do planejamento institucional para as ações de capacitação do ano subsequente. Nele, devem ser previstos os cursos que serão realizados por meio de licença capacitação, afastamento para pós-graduação, estudo no exterior, bem como os eventos de curta duração, como congressos, oficinas, seminários e outros. A primeira etapa da elaboração do PDP, que consiste no envio das ações de desenvolvimento de pessoas de cada unidade, estará aberta até o dia 20 de maio deste ano.

"Através do PDP, a Instituição pode se planejar para a promoção de cursos de capacitação e os servidores para o usufruto de licenças e afastamentos a serem requeridos no próximo ano. Neste sentido, é importante destacar que conforme disposições do Decreto n.º 9991/2019, a partir de 2021, apenas poderão ser concedidos afastamentos cujas as ações estejam previstas no PDP", enfatizou a diretora de Gestão de Pessoas, Juliana Queiroz.

A diretora esclarece que, para fins de levantamento de demandas, o Regulamento para a Política de Desenvolvimento de Pessoas do IFTO prevê que, no âmbito de cada unidade, os gestores locais deverão promover a divulgação, levantamento de necessidades e o envio destas informações para a DGP, que é a responsável pela consolidação e encaminhamento do PDP do IFTO para o órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC).

Juliana Queiroz destaca sobre o uso de meios digitais para a realização dos procedimentos referentes ao PDP, em razão da pandemia do novo coronavírus. "Este ano, considerando o atual contexto de suspensão das atividades presenciais decorrente da Pandemia de COVID-19 e a impossibilidade de realização de reuniões presenciais, sugerimos que as chefias e servidores recorram aos instrumentos digitais, como e-mail e reuniões virtuais, com vistas ao levantamento de ações de cada setor/unidade", disse.

Acerca das etapas do PDP, as dúvidas podem se encaminhadas para o e-mail da Coordenação de Capacitação e Aperfeiçoamento de Pessoal (ccap.reitoria@ifto.edu.br) ou da Diretoria de Gestão de Pessoas (dgp@ifto.edu.br).