Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 6ª Sicteg inicia com novo formato e conta com participação do IFTO

Notícias

6ª Sicteg inicia com novo formato e conta com participação do IFTO

Ciência e Tecnologia

Evento é promovido por diversas IES de Gurupi
por Mayana Matos publicado: 29/10/2020 14h40 última modificação: 29/10/2020 14h56

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) está presente na 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi-TO (Sicteg), que acontece entre os dias 28 e 30 de outubro deste ano. O evento tem como tema "Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira" e é uma ação alinhada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MCTI.

Metodologicamente, a cada ano, a Semana é realizada de forma rotativa em uma das três Instituições públicas de Ensino Superior de Gurupi: Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade de Gurupi (UnirG). Nesta edição, redimensionado pela Covid-19, o evento será 100% online, e acolhido pela liderança institucional da UnirG.

"Para nós, do IFTO, é muito importante estar participando da SICTEG ON. A primeira edição foi realizada no Campus Gurupi de forma modesta, mas que com muito esforço foi se transformando neste evento grandioso que hoje está acontecendo. Este novo formato, o formato online, permitiu que fosse extrapolado as fronteiras territoriais tornando o evento internacional com uma infinidade de conhecimento se tornando uma grande oportunidade de aprendizado para nossos estudantes, destacou Marcelo Terra, diretor-geral da unidade de Gurupi do IFTO. 

A programação do IFTO na Sicteg conta com diálogos estudantis, palestras, mesa-redondas, painéis e mini-cursos. Os detalhes sobre locais e horários podem ser conferidos no site do evento ou no Portal do IFTO. Lives que fazem parte da programação serão realizadas no canal oficial do IFTO Youtube. Também será realizada, nos dias 29 e 30, a Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas do IFTO. Terão palestras, sarau musical e sorteios de prêmios.  

Toda a programação do IFTO na Sicteg conta com a participação e colaboração das pró-reitorias de Ensino (Proen), de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi), Extensão (Proex) e Assuntos Estudantis (Proae). 

O evento

A Sicteg é um evento regional que faz parte da 17º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Em todo o país, no mês de outubro é celebrado o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Com atividades coordenadas pelo MCTI, a celebração tem o objetivo de mobilizar a população, a comunidade científica, além de despertar os jovens para atividades científico-tecnológicas.

Em números, o evento conta com mais de 200 palestrantes, 50 whorkshops, mais de 50 instituições envolvidas e mais de 20 mil pessoas como participantes. (Com informações do portal Sicteg)

Mais detalhes sobre o evento constam no Portal da Sicteg