Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 3ª edição da Jornada Interdisciplinar é realizada com sucesso

Notícias

3ª edição da Jornada Interdisciplinar é realizada com sucesso

JINTER

Evento foi promovido pelo IFTO e Unitins e ocorreu nos dias 15 e 16 de maio
por Kelinne Guimarães publicado: 17/05/2018 17h55 última modificação: 17/05/2018 18h05

Com uma programação diversificada foi realizada a 3ª edição da Jornada Interdisciplinar (JINTER), nos dias 15 e 16 de no Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O evento foi aberto a comunidade em geral, sendo promovido pelo IFTO e Unitins Campus Augustinópolis.

 Abertura do evento ocorreu na terça-feira, 15, no auditório Pioneiros do Campus Araguatins. Na ocasião, ocorreu uma palestra magna ministrada por Carla Marta Vaz, professora e assessora parlamentar e Aires Panda, professor da UFT, angolano que reside há 8 anos no Brasil, pesquisador na área de desenvolvimento regional. Foram realizada, também, apresentações culturais. 

Já na quarta-feira, 16, foram realizadas palestras, painel, minicursos, oficinas e exposição de trabalhos, que reuniram acadêmicos e professores da Unitins e IFTO, e também estudantes do ensino fundamental de Araguatins.


“Sou egressa da instituição e conheço a organização e qualidade dos minicursos ofertados em seus eventos, sei também o quanto a troca de experiências que ocorrem nessas situações contribuem para a vida pessoal, acadêmica e profissional. Levamos nossos alunos para mostrar a eles que a vida é mais que as paredes da nossa escola, incentivando-os a ingressarem no ensino superior”, declarou a professa da escola estadual Osvaldo Franco de Araguatins, Edilainne Rodrigues Da Silva Santos, que levou 18 alunos do ensino fundamental para participar dos minicursos da JINTER.


A JINTER contou, ainda, com a premiação Talento Científico, que visa a incentivar nos alunos o interesse pelo universo científico. Um dos premiados foi um acadêmico de Agronomia, Rodrigo Louzada. Para ele, a oportunidade de publicação de trabalhos científicos é algo que os acadêmicos buscam sempre durante a graduação, somado a isso, as publicações têm relevância no currículo profissional dos acadêmicos. “Esse ano tive a felicidade de ser premiado como o terceiro lugar do Prêmio Talento Científico desse evento e muito além do título que me foi conferido, esse prêmio serviu como um incentivo para buscar sempre mais, pesquisar mais, publicar mais, e contribuir com a comunidade científica da melhor forma possível. Acredito ter sido esse o maior ensinamento desse evento, incentivando-nos a ir sempre além”, destacou Rodrigo.


De acordo com a coordenadora geral da JINTER, Erica Ribeiro, avaliação do evento foi positiva, sendo possível perceber que é crescente o interesse da comunidade externa em participarem da programação da JINTER, o que segunda ela é satisfatório. Erica fez questão de frisar que a parceria firmada coma Unitins foi fundamental para o êxito do evento.

A coordenadora pedagogia da Unitins, Gisele Leite Padilha, confirma a declarações da professora Erica; “A 3ª JINTER foi um sucesso e a Unitins agradece a parceria realizada com o IFTO, pois eventos desta natureza beneficia toda a comunidade acadêmica e fortalece a disseminação de conhecimento na região do Bico do Papagaio. Estamos felizes com o resultado e pretendemos fazer novas parcerias, no sentido de contribuir para a educação desta região.

A JINTER tem como um de seus objetivos incentivar no estudante o interesse pela investigação científica nas diversas áreas, objetivando o desenvolvimento de conhecimentos aprendidos em sala de aula e contribuindo, assim, para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.

Para acesso aqui