Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ​Dirigentes debatem alterações no regulamento eleitoral do IFTO

​Dirigentes debatem alterações no regulamento eleitoral do IFTO

Codir

Os gestores também definiram a data de importantes eventos voltados para os estudantes
publicado: 23/02/2017 17h40 última modificação: 03/03/2017 08h51

Na primeira etapa da reunião do Colégio de Dirigentes (Codir), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizada nesta quarta-feira, 22, ficou decidida a sede da próxima edição dos Jogos do Instituto Federal do Tocantins (Jifto). A competição será realizada  no Campus Paraíso do Tocantins, entre os dias 19 e 23 de junho.

Quanto aos Jogos dos Servidores, durante a reunião, ficou acordado que a abertura acontecerá na noite do dia 30 de março, e os jogos serão finalizados no domingo, 2 de abril. Esta edição será realizada no Campus Porto Nacional. Além disso, a data de realização do Seminário de Assistência Estudantil já foi definida: 9 a 11 de agosto, no Campus Porto Nacional. Os dirigentes encerraram o primeiro turno da reunião de manhã, com a deliberação sobre as prioridades na execução de recursos de capital de 2017.

Durante a tarde, a reunião foi retomada com a apresentação dos principais pontos debatidos no Fórum de Educação do Campo (Forcampo), que integra o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O diretor-geral pro tempore do Campus Colinas do Tocantins, Paulo Hernandes, representa o IFTO no fórum, e apresentou a necessidade de as unidades que ofertam cursos voltados para a educação agrícola responderem ao questionário encaminhado pela coordenação do Forcampo. O objetivo é fortalecer a educação voltada para o campo.

Em seguida, o diretor-geral apresentou as principais mudanças feitas na minuta do Regulamento de Professor Voluntário, que será encaminhado ao Conselho Superior (Consup) para apreciação, e tem como objetivo atender a demandas esporádicas em virtude do afastamento temporário de docentes. Uma das possibilidades que o documento traz é a de que técnicos administrativos em educação atuem como professores voluntários.

A diretora de Pesquisa do IFTO, Mariana Brito, informou aos dirigentes que a coordenação da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que integra a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), comunicou que os artigos premiados durante a última Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice) estão automaticamente habilitados a serem apresentados no evento nacional. Rodrigo Gori, pró-reitor de Administração, apresentou a possibilidade de o pagamento das inscrições dos estudantes ser feito por meio do recurso da assistência estudantil, e os dirigentes das unidades que têm estudantes com trabalho aprovado informarão acerca da possibilidade de arcar com as despesas de passagem e hospedagem.

Depois desse ponto, os dirigentes acompanharam a apresentação da revisão do processo de oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, feita pelo diretor de Pós-graduação do IFTO Stefan Rosa, e também a apresentação do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos, feita pela professora Candice Novaes.

Ao final da reunião, os gestores deliberaram acerca das alterações propostas para o Regulamento Eleitoral para os cargos de reitor e diretores-gerais. A apresentação foi feita pela presidente da comissão Juliana Queiroz, que destacou como principais alterações dessa minuta a responsabilidade da comissão central em realizar a análise de recursos e denúncias, tanto dos candidatos ao cargo de reitor como dos candidatos ao cargo de diretor-geral; a realização de consulta pública para o cargo de diretor dos campi avançados; além de melhor definição das estratégias de divulgação que podem ser usadas durante a campanha. O documento ainda será deliberado pelo Consup.

A próxima reunião ordinária do Codir está prevista para acontecer no dia 11 de abril. Acompanhe todas as informações referentes ao Codir.