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Ações de Qualidade de Vida e Interatividade marcam esse período

1º ano de gestão

Outra ação foi a criação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae)
por publicado: 31/05/2019 09h00 última modificação: 31/05/2019 10h33

Mayana Matos e Maiara Sobral 

Aproximar o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) da comunidade e fortalecer a identidade institucional estão entre os objetivos da atual gestão que, neste mês de maio, completa um ano. Ao longo desse período, as ações fomentadas e executadas priorizaram o diálogo, a garantia da qualidade dos serviços prestados e o reconhecimento de potencialidades para bem cumprir a missão e o dever do IFTO para com a sociedade.

No campo da Pesquisa e Inovação, assim como no da Extensão, o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) foi reformulado para melhor atender a comunidade interna. Com a atualização do sistema, os proponentes de projetos têm acesso aos módulos Pesquisa e Extensão, nos quais podem cadastrar os trabalhos e todo o desenvolvimento da ação. Com essa inovação, os processos de submissão, avaliação, monitoramento e finalização foram integrados e desburocratizados, com o objetivo de facilitar as proposições. Além disso, em 2019, os editais de fomento à Pesquisa, Inovação e Extensão contemplam outra modalidade de financiamento: recursos para custeio, que permitem a compra de materiais. 

Com relação à Inovação e ao Empreendedorismo, a Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Diem) reestruturada, desde setembro de 2018, conta com apoio de uma equipe especializada nas áreas de projetos, negócios, empreendedorismo, inovação e, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), assessora os pesquisadores do IFTO e inventores independentes na proteção de suas criações. 

Transparência 

Com o objetivo de dar publicidade e promover transparência nas ações do Instituto, a partir de 2019, a Pró-reitoria de Administração (Proad) disponibiliza planilha com detalhamento da execução financeira das unidades. Os relatórios serão bimestrais. A execução financeira é a forma com que a gestão investe o dinheiro na instituição. Ou seja, aquisição de equipamentos eletrônicos, compra de móveis, pagamento de bolsas, entre outras ações que envolvam o orçamento do IFTO. Desta forma, os servidores, estudantes e a comunidade externa poderão verificar como o orçamento está sendo investido no âmbito da instituição. Confira no vídeo como o orçamento do IFTO é elaborado, bem como funciona a divisão pelas 12 unidades. 

Acolhimento 

Nesta gestão, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) foi criada no intuito de dar voz ao estudante, colaborando com as atividades da gestão. Nesse sentido, o acolhimento dos estudantes no ano letivo de 2019 foi marcado pela presença dos gestores da área de Assuntos Estudantis. Buscou-se maximizar esforços positivos e minimizar impactos negativos ao longo do itinerário formativo dos estudantes. Foram atendidos cerca de 2600 estudantes novatos em todas as unidades e no geral um total de 7000 já em processo de formação. 

Qualidade de Vida 

Com foco no servidor, as ações de Qualidade de Vida também ganharam destaque nesse primeiro ano. Para maior integração do público, em 2019, os Jogos dos Servidores foram transformados em Encontro dos Servidores, para permitir a participação de quem não integra as competições esportivas. Assim, foram realizados aulões de zumba, oficinas de ioga e xadrez, promoção de palestras, entre outras atividades. Veja no vídeo um pouco do que aconteceu no evento. Além disso, nesse ano, foi divulgado o Edital nº 34/2019, com o objetivo de selecionar projetos de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida, no âmbito do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Tal ação é inédita e visa sistematizar e incentivar as ações desenvolvidas nas unidades. 

Renovação 

A Pró-reitoria de Ensino (Proen), conjuntamente com suas diretorias, e com a colaboração de servidores nas unidades, buscou revisar documentos que norteiam as atividades de todos os envolvidos na área desde a criação de cursos, passando por toda a formação do estudante, até ações de acompanhamento de egressos. Estão em fase de construção as Instruções Normativas que tratam da gestão de cursos e da gestão de Núcleos Docentes Articulados (NDAs), medidas que impactam na elaboração de Matrizes de Referência, revisão de Projeto Pedagógico de Cursos (PPCs), Organização Didático-Pedagógica (ODP), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Referencial de Distribuição de Componentes (RDC), mapeamento de processos, entre outros elementos que facilitarão e proporcionarão melhorias dos serviços prestados nos eixos ensino, pesquisa e extensão. 

Interatividade 

Por fim, outra marca desse primeiro ano de gestão é a preocupação com a interatividade. Para isso, a partir de agora, dois sistemas já utilizados pelos públicos do IFTO ganham versões para celular: o SIGA Mobile e o SUAP Mobile. O primeiro é voltado aos estudantes e disponibiliza notas, frequência e informações sobre a vida estudantil. Já o segundo tem como usuários os servidores do Instituto, que podem verificar frequência, abrir chamados, propor projetos e acessar sua carteira funcional, uma novidade do SUAP Mobile. Com as atualizações, os dois sistemas disponibilizarão uma central de notícias, no intuito de otimizar a comunicação institucional. 

Ainda no que diz respeito à interatividade, em 2019, o Encontro de Comunicadores reuniu os responsáveis pela área nas unidades, com o objetivo de alinhar as ações de comunicação e fortalecer a presença nas mídias sociais. Como forma de aproximação dos públicos de interesse, nesse período, a participação do IFTO em eventos externos ganhou destaque e também foi criada a Assessoria Parlamentar, com o intuito de apresentar os potenciais da instituição aos representantes tocantinenses.