Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 10ª Jice: Inscrições prorrogadas para o III Desafio de Ideias

Notícias

10ª Jice: Inscrições prorrogadas para o III Desafio de Ideias

Espaço de Inovação

Propostas devem ser encaminhadas até o dia 16
por Maiara Sobral publicado: 09/10/2019 16h55 última modificação: 09/10/2019 17h01

Durante a 10ª Jornada de Iniciação Cientifica e Extensão (Jice) será realizado o III Desafio de Ideias do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que nesta edição será voltada à participação exclusiva de estudantes do sexo feminino. Sob o nome: "Meninas na ciência", as inscrições do desafio foram prorrogadas e podem ser feitas até o próximo dia 16, por meio de Formulário Próprio.

O Desafio de Ideias é uma competição de caráter acadêmico, na qual os participantes desenvolvem uma ideia inovadora para resolução de um problema identificado no setor produtivo do Estado do Tocantins. É também uma forma de apresentar os novos empreendedores (oriundos do IFTO) aos investidores interessados em ideias inovadoras. Confira a Chamada.

As ideias inovadoras são propostas de produtos ou processos tecnologicamente novos ou melhorias tecnológicas significativas em produtos ou processos existentes. O termo produto é aplicado a bens, serviços e demais ideias com caráter original, inovador e empreendedor de base tecnológica. 

Essas propostas serão apresentadas em pitch session, com duração de 5 minutos, no Espaço de Inovação, na 10ª Jice, segundo horário previsto na programação do evento.

Os desafios deverão contemplar as seguintes áreas:

Bioeconomia: é uma economia sustentável que reúne todos os setores da economia que utilizam recursos biológicos. Esse mercado oferece soluções coerentes, eficazes e concretas para os grandes desafios sociais, como a crise econômica, as mudanças climáticas, a substituição de recursos fósseis, a segurança alimentar e a saúde da população.

Indústria 4.0:  é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem; com isso, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.

Área de inovação social e sustentabilidade: desenvolver soluções mais justas e eficientes para problemas socioambientais; soluções inovadoras para gestão de resíduos, por meio da reciclagem, reutilização, upcycling e logística reversa, entre outros, de modo a promover a sustentabilidade e propiciar o desenvolvimento local.