Promoção e Incentivo à Prática Esportiva Visando a Qualidade de Vida e a Integração Social
Resumo
Estudos realizados com o objetivo de determinar o papel da atividade física em relação à saúde demonstrou que a prática de exercícios regulares aponta para um benefício real (Stein, 1999).
Dentre os benefícios advindos da atividade física, citam-se os seguintes: diminuição do risco de doenças do coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade, aumento da resistência muscular, melhoria dos níveis de colesterol sanguíneo, combate a insônia.
Além disso, muitos pesquisadores sugerem que o exercício físico regular seja capaz de ter impacto significativo sobre a prevenção e/ou controle da hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus não insulino-dependente, dislipidemia, obesidade, osteoporose, asma brônquica e outras doenças pulmonares, além de poder diminuir sintomas depressivos e de ansiedade.
Ainda no contexto dos impactos positivos da atividade física sobre a saúde pública, diferentes estudos (Stein apud Ward et al., 1999) sugerem que as atividades rítmicas aeróbias e/ou antigravitacionais, em que a contração de grandes grupos musculares está presente, são aquelas que trazem os maiores benefícios. Exercícios como caminhada, corrida, ciclismo, natação, hidroginástica, futebol, tênis, voleibol e basquete são exemplos dignos de nota.
Público Alvo
Período de Realização
5/4/2018 a 5/12/2018.