Ressocialização de detentos do sistema prisional de Formoso do Araguaia através de hortas sócio educativas: uma proposta de segurança alimentar e de formação profissional
Resumo
O presente projeto pretende viabilizar a implantação e acompanhamento de uma horta sócio-educativa como contribuição para a segurança alimentar e nutricional e ressocialização dos apenados da Cadeia Pública do município de Formoso do Araguaia- TO. A implantação da horta será acompanhada de oficinas profissionalizantes com temáticas de manejo de hortas, importância nutricional de hortaliças e boas práticas no manuseio e utilização dos produtos hortícolas, possibilitando uma alternativa de capacitação para a geração de trabalho e renda e de melhoria sócio econômica para a população carcerária. As oficinas serão realizadas de forma presencial, utilizando o ambiente de sala de aula e as áreas de plantio disponíveis na unidade penal ou, alternativamente, via remota, caso as exigências sanitárias não permitam encontros presenciais. Espera-se ao final do projeto que os apenados desenvolvam autonomia para a produção e manuseio de olerícolas e que as hortaliças contribuam no enriquecimento das refeições fornecidas aos detentos da unidade.
Público Alvo
professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.
Período de realização
6/7/2021 a 6/3/2022.