Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Projetos em Execução 2021 > Educação > Aulas de redação no nível médio em cenário pandêmico: ferramenta para o desenvolvimento da visão argumentativa e dissertativa, como vetor para a formação profissional, no extremo norte do estado do Tocantins.

por Lindomar Francisco Mendonça publicado 02/11/2021 16h53, última modificação 02/11/2021 16h53
Coordenado por Narayana Anunciato Alves Campus Araguatins do IFTO.

Resumo

A presente proposta de projeto tem como objetivo dar continuidade às atividades de extensão de aulas de Redação iniciadas em outubro de 2020 contempladas pelo edital 53/2020/REI/IFTO. O projeto inicial fora idealizado pelo professor Matheus Batista Barboza Coimbra e pelos nossos alunos (agora já formados) Gabriel Al-Samir Guimarães Sales e Marcus Vinicius Pereira da Costa. Além disso, até abril, o projeto contava com o apoio do graduado em biologia pelo Campus Araguatins Wanderson Felipe Gonçalves Marinho, que infelizmente faleceu vítima de um acidente de automóvel.

Antes, nosso público-alvo eram os alunos do 3° ano da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Denise Gomide Amui; pretendemos, com essa nova edição, ampliar a oferta do curso de redação para incluir os alunos do 2° ano dessa mesma escola. Através de aulas expositivas, atividades direcionadas e acompanhamento semanal dos trabalhos desenvolvidos, pretendemos proporcionar diversas oportunidades de desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no modelo dissertativo/argumentativo requisitado pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Dada a formatura dos alunos bolsistas e a transferência do professor Matheus para outra unidade do Instituto Federal, o projeto atualmente conta com uma professora coordenadora, dois professores colaboradores e duas novas alunas bolsistas matriculadas no 3° ano do Curso Técnico Integral em Agricultura da Unidade Araguatins e se encerrará em 09/06. Tanto os docentes quanto as discentes expressaram desejo dar continuidade ao projeto.

Público Alvo

professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.

Período de realização

5/7/2021 a 28/2/2022.