Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Meio Ambiente > Aplicação da Hortoterapia na APAE de Colinas do Tocantins

Aplicação da Hortoterapia na APAE de Colinas do Tocantins

por Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes publicado 05/09/2019 10h27, última modificação 08/01/2020 09h24
Coordenado por Sérgio Alves de Sousa Campus Colinas do IFTO.

Resumo

Aplicação de Hortoterapia na ApaeA Inclusão social baseia-se na filosofia de reconhecer e aceitar a diversidade na vida em sociedade e busca assegurar o acesso de todos os indivíduos a todas as oportunidades, resguardando as particularidades de cada um. Entretanto, a questão da inclusão social de pessoas com deficiências ainda é incipiente em todo o Brasil. O uso da olericultura como forma de terapia ocupacional vem crescendo e conquistando cada vez mais adeptos dessa prática que visa potencializar a recuperação da saúde física e mental, além de favorecer a inclusão social de pessoas com deficiência que veem nas atividades desenvolvidas motivação para se sentir útil. Neste cenário, surgiu a ideia de realizar este trabalho que será conduzido na forma de capacitação de jovens com deficiências sobre técnicas de cultivo de hortaliças, entre outras atividades relacionadas ao meio agrícola. As atividades serão desenvolvidas na APAE de Colinas do Tocantins e compreenderão técnicas sobre o preparo do solo, produção de mudas, plantio, adubação, irrigação, diversos tratos culturais (controle de plantas daninhas, pragas e doenças), colheita e beneficiamento. A APAE possui área que poderá ser utilizada para a implantação dos canteiros, mas também serão adotadas técnicas de cultivos verticais para proporcionar maior acessibilidade no sentido de atender aqueles com maiores limitações quanto a ter o contato diretamente com os canteiros no chão, desta forma, todos poderão participar das atividades ministradas durante o projeto. O projeto também visa que o conhecimento adquirido ao longo das atividades seja transmitido pelos estudantes aos membros familiares, para que em casa eles também possam colocar em prática o que foi aprendido e continuem com a terapia ocupacional.

Público Alvo

professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.

Período de realização

5/6/2019 a 5/1/2020.