Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Meio Ambiente > Produção de Mudas Frutíferas por meio da Compostagem na Escola Estadual Gonçalves Duarte em Araguatins

por Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes publicado 05/09/2019 10h27, última modificação 05/09/2019 15h04
Coordenado por Carla Cristina da Silva Campus Araguatins do IFTO.

Resumo

O acúmulo de resíduos tornou-se um grande desafio aos órgãos públicos e à população, que necessita de metodologias simples e eficientes para gerenciar o recolhimento e acondicionamento adequado destes resíduos, de forma a não causar prejuízos à população e ao meio ambiente. Este trabalho tem por objetivo promover a conscientização da Escola Estadual Leônidas Gonçalves Duarte, sobre questões ambientais, com foco na problemática de resíduos sólidos orgânicos e apresentar a compostagem como um excelente recurso para a diminuição dos mesmos. O projeto constituirá inicialmente da implantação da compostagem, que será realizada com os resíduos sólidos orgânicos provenientes da merenda escolar, coletados num período de 23 dias, descartando os sábados e domingos. Antes da coleta, será feito trabalho de conscientização da comunidade escolar sobre a separação dos resíduos. Em seguida será feita a separação dos resíduos e direcionamento destes para a composteira, montada previamente, para produção de um composto rico em matéria orgânica. Após produzido, o composto será utilizado na fertilização de mudas frutíferas a serem utilizadas pela comunidade escolar. A compostagem, como descrito em literaturas diversas, mostra-se como uma ferramenta simples e eficaz para o desenvolvimento da educação ambiental e conscientização, além de ser de simples compreensão e execução, devido a sua capacidade de ser realizada com materiais de baixo custo.

Público Alvo

professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.

Período de realização

5/6/2019 a 5/1/2019.