Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Meio Ambiente > Produção de Mudas Frutíferas por meio da Compostagem na Escola Estadual Gonçalves Duarte em Araguatins

Produção de Mudas Frutíferas por meio da Compostagem na Escola Estadual Gonçalves Duarte em Araguatins

por Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes publicado 05/09/2019 10h27, última modificação 05/09/2019 15h04
Coordenado por Carla Cristina da Silva Campus Araguatins do IFTO.

Resumo

 O acúmulo de resíduos tornou-se um grande desafio aos órgãos públicos e à população, que necessita de metodologias simples e eficientes para gerenciar o recolhimento e acondicionamento adequado destes resíduos, de forma a não causar prejuízos à população e ao meio ambiente. Este trabalho tem por objetivo promover a conscientização da Escola Estadual Leônidas Gonçalves Duarte, sobre questões ambientais, com foco na problemática de resíduos sólidos orgânicos e apresentar a compostagem como um excelente recurso para a diminuição dos mesmos. O projeto constituirá inicialmente da implantação da compostagem, que será realizada com os resíduos sólidos orgânicos provenientes da merenda escolar, coletados num período de 23 dias, descartando os sábados e domingos. Antes da coleta, será feito trabalho de conscientização da comunidade escolar sobre a separação dos resíduos. Em seguida será feita a separação dos resíduos e direcionamento destes para a composteira, montada previamente, para produção de um composto rico em matéria orgânica. Após produzido, o composto será utilizado na fertilização de mudas frutíferas a serem utilizadas pela comunidade escolar. A compostagem, como descrito em literaturas diversas, mostra-se como uma ferramenta simples e eficaz para o desenvolvimento da educação ambiental e conscientização, além de ser de simples compreensão e execução, devido a sua capacidade de ser realizada com materiais de baixo custo.

Público Alvo

professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.

Período de realização

5/6/2019 a 5/1/2019.