Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Meio Ambiente > Aproveitamento de Resíduos para Produção de Produtos Higiênicos

Aproveitamento de Resíduos para Produção de Produtos Higiênicos

por Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes publicado 05/09/2019 10h27, última modificação 05/09/2019 15h50
Coordenado por Mauricio Donato de Moura Junior Campus Pedro Afonso do IFTO.

Resumo

 A cidade de Pedro Afonso é um importante polo econômico do Tocantins. De acordo com o IBGE, o município apresentou o sexto maior PIB do estado em 2015. Desde sua implantação, a Unidade Pedro Afonso do IFTO tem atuado no eixo de ensino, pesquisa e extensão, apresentando propostas de intervenção para solucionar problemas locais. Essas ações têm contribuído fortemente para transformar a região ao longo dos anos.

    O valor expressivo do PIB da cidade pode ser explicado também sob a ótica do alto número de empresas presentes na região, boa parte delas atuando nas áreas Agropecuária e Industrial. No entanto, essa alta produtividade econômica trás uma preocupação comum às regiões de alta atividade econômica: a gestão dos resíduos gerados.

    Além da preocupação ambiental necessária para esta comunidade, é pertinente também destacar a atenção dada à área social. É evidente que, apesar da expressiva geração de riquezas, a concentração de renda é uma realidade na região. Esse menor poder aquisitivo leva as famílias a terem um reduzido acesso a ações de cultura, cidadania e alternativas de geração de renda.

    Tendo em vista o cenário acima apresentado, observou-se a necessidade da implementação de ações que atingissem uma parcela vulnerável da população e que tivesse impactos na gestão de resíduos local. Propõe-se assim, desenvolver um projeto de extensão no qual resíduos de óleos e gorduras sejam transformados em artigos de higiene e os mesmos sejam distribuídos para a comunidade carente local.

Público Alvo

professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.

Período de realização

5/6/2019 a 5/1/2019.