Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Cultura > Dançando para Aprender e Educar

Dançando para Aprender e Educar

por Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes publicado 05/09/2019 10h27, última modificação 06/09/2019 08h54
Coordenado por Roberto Lima Sales do Campus Paraíso do Tocantins do IFTO.

Resumo

Este projeto, fruto de uma parceria entre o IFTO - Campus Paraíso, a Escola Municipal Bernardo Sayão e a Escola Estadual Centro de Ensino Médio, foi concebido pensando na possibilidade de acesso à cultura e à praticas sociais para jovens em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de um projeto de ação que procura estabelecer redes de comunicação entre a escola e a comunidade com a introdução da linguagem da dança, para, assim, trabalhar um conjunto de ações que visam ampliar o ingresso da arte e das riquezas culturais nos espaços sociais de jovens participantes do projeto.

O presente projeto propõe-se a fazer da dança uma linguagem e ferramenta para a construção do conhecimento e para a emancipação social em meio ao público jovem (na faixa etária de 14 anos acima) em situação de risco social, oriundos da comunidade de Paraíso do Tocantins - TO. Por meio de estratégias metodológicas criteriosamente elaboradas os jovens serão desafiados a vivenciar diversos ritmos de dança ao mesmo tempo em que procurarão articular a linguagem da dança ao seu cotidiano, a sua cultura, a sua comunidade e aos seus anseios em expressar seus sentidos em relação a ser jovem trabalhador e estudante vivendo em meio a situações de risco social. Durante todas as etapas deste projeto será realizada uma investigação científica para identificar e evidenciar quais as contribuições da dança e da metodologia deste projeto para a formação e emancipação social dos jovens participantes.

Público Alvo

professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.

Período de realização

5/6/2019 a 5/1/2019.