Conta IFTO

por Diretoria de TI publicado 15/05/2020 08h00, última modificação 25/05/2020 08h59
A Conta IFTO é uma credencial de acesso única para usuários de aplicativos e serviços de TI no IFTO.

O que é a Conta IFTO?

A Conta IFTO permite que você acesse os sistemas e serviços de TI do IFTO com uma única credencial de acesso (usuário/senha). Isso evita a necessidade de criar um usuário e senha para cada sistema, facilitando as atividades diárias.

A Conta IFTO também é integrada ao CAFe (Comunidade Acadêmica Federada), permitindo que você acesse os serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Periódicos CAPES.

Informações básicas

Quem está qualificado?
Estudantes, servidores e funcionários terceirizados podem utilizar este serviço.

O que é requerido?
Varia de acordo com o perfil do solicitante. Veja abaixo a seção “Para utilizar este serviço”.

Disponibilidade
Este serviço está disponível 24 horas por dia. As requisições referentes a este serviço serão atendidas no horário de das unidades de TI.

Suporte
Contate-nos pela Central de Serviços (via SUAP) ou entre em contato com a unidade local de TI.

Para utilizar este serviço

● Os servidores utilizam como login o número de matrícula (SIAPE), já os estudantes e funcionários terceirizados utilizam o CPF (somente números).

● Servidores que entraram em exercício recentemente e que ainda não possuem matrícula SIAPE devem solicitar no departamento de TI da sua unidade uma conta temporária. Quando a matrícula SIAPE do servidor for identificada pelos sistemas do IFTO, a conta definitiva será criada e a conta temporária desativada.

● Estudantes são cadastrados automaticamente após serem matriculados no sistema acadêmico (SIGA-EPCT). O login e senha do estudante é o CPF (somente números) e a conta só permanecerá ativa enquanto o estudante possuir vínculo com a instituição.

● Os funcionários terceirizados que necessitarem de autenticação em computadores institucionais ou acesso à rede sem fio, devem solicitar a criação da conta na unidade local de TI.

Mais informações

● Para alterar sua senha, faça logon em um computador institucional e após a área de trabalho ser carregada, pressione "Ctrl + Alt + Del". Em seguida, clique em "Alterar uma senha...".

● A senha também pode ser alterada nos sistemas SIGA-EPCT ou SUAP.